
Vinhos espumantes: cava e franciacorta
Na passarela dos espumantes, passamos por Champagne e Prosecco, restando-nos alguns poucos passos até atingirmos o final da nossa jornada pelo mágico mundo dos espumantes de regiões que merecem o título de Denominação de Origem Controlada (DOC). Restam Cava, espumante da Catalunha, na Espanha, e Franciacorta, DOCG com destaque na província de Brescia, localizada na região de Lombardia, no norte da Itália.
CAVA
Esta Denominação de Origem Controlada indica os vinhos espumantes elaborados pelo método tradicional na região espanhola da Catalunha, centrada em Penedés. Três variedades de uvas brancas, nativas da região situada ao longo do Mediterrâneo — a Xarelo, a Parellada e a Macabeo (Viura) — imprimem as qualidades que definem as características e a tipicidade desses espumantes. A legislação atual permite a utilização das variedades Chardonnay e da Pinot Noir, mas a nossa preferência recai, sem qualquer margem de dúvidas, sobre os espumantes elaborados com as variedades nativas.
Ao contrário do Champagne, em que açúcar é adicionado no segundo processo da fermentação devido à alta acidez das uvas cultivadas em um clima úmido, frio e pouco ensolarado, os espumantes DOC Cava secos não necessitam de adição de açúcar, graças ao clima mediterrâneo em que são cultivadas as uvas. Na produção da Cava Rosé, as variedades tintas utilizadas são a Garnacha e a Monastrell. Aromas e sabores delicados florais, cítricos, maçãs, peras, acidez equilibrada, borbulhas finas e persistente frescor. Ostras frescas, mariscos, pescados, presuntos curados, saladas do mar, paellas, doces leves ficam aqui como um convite para apreciarmos com uma taça de Cava.
FRANCIACORTA
A Itália, por sua vez, não poderia ficar de fora da grande concorrência, por não dizer guerra, estabelecida entre os produtores de espumantes DOC, entrando para valer com a Franciacorta DOCG, roubando uma generosa fatia do bolo. O país promete muito mais. Dezenove pequenas províncias, incluindo Brescia, pertencem ao conglomerado vinícola Franciacorta DOCG, produzindo espumantes com uma porcentagem pré-estabelecida de 85% Chardonnay, 10% Pinot Nero e 5% Pinot Bianco, com exceção da rosé, com 15% de Pinot Nero na composição.
Em um terroir com terrenos de origem marítima e ricos em fósseis pré-históricos, desponta a mineralidade típica da Franciacorta, com suas finas e aromáticas bolhas que se desprendem em nossas taças com um sutil toque de cedro, aromas cítricos, melão, maçãs e especiarias. Pratos, queijos e doces típicos da Lombardia, como o autêntico Risotto ala Milanese, Gorgonzola, Tallegio, Panettone, Colomba Pasquale e Torrone di Cremona são um convite permanente para apreciarmos uma taça de Franciacorta. Um bom final de semana para todos nós.