Vinhos gregos - 2

Vinhos gregos - 2


Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot desfrutam de um pequeno espaço na Grécia, ao lado das castas nativas que ainda reinam e são responsáveis pela crescente procura e apreciação dos vinhos gregos ao redor do mundo, antes limitada às suas fronteiras e aos consumidores nativos. Acessíveis, intrigantes e diferentes, os vinhos originados da Grécia são bem-vindos entre aqueles que estão dispostos a alargar os conhecimentos sobre esta nobre bebida, que sempre carrega traços, muitas vezes marcantes, de uma civilização carregada de história e de cultura. As variedades de uvas viníferas gregas de maior destaque têm tipicidade e características interessantes que merecem participar de nossos conhecimentos sobre uvas e vinhos.

ASSYRTIKO: Santorini é o berço onde esta variedade branca se desenvolve, curiosamente com um alto nível de acidez, que combina com os pratos gregos típicos desta ilha. Seus vinhos são intensamente aromáticos e sua vinificação pode resultar em secos ou doces, segundo o processo de vinificação a que a uva é submetida.

ARGIORGITIKO: variedade tinta de Nemea, oferece vinhos de um vermelho carregado, aromas intensos de frutas vermelhas e taninos macios e suaves quando já maduros, necessitando de muitos anos de envelhecimento.

MOSCHOFILERO: a coloração de sua casca é rosada, produzindo vinhos naturalmente rosados, uma raridade entre as espécies da Vitis Vinifera, bem como vinhos brancos com um leve toque rosado. Seus vinhos espumantes são intensamente aromáticos com um alto nível de acidez e baixo teor alcoólico.

XINOMAVRO: entre as variedades consideradas mais nobres das uvas tintas nativas da Grécia, resulta em vinhos de um vermelho intenso, carregados em taninos e aromas complexos de especiarias, um digno representante da vitivinicultura grega.

MAVRODAPHNE: variedade tinta responsável pela fama dos vinhos gregos doces, com um destaque para o intenso aroma e sabor de seus frutos secos, entre eles, as uvas passas, as ameixas e os figos. Seus vinhos são um acompanhamento ideal para queijos, frutas frescas, chocolates com alto teor de cacau, doces de frutas como figos e nozes, batizados com um leve toque de mel e limão Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: