Viognier

Viognier

 

A varietal francesa branca do Rhône Norte vem rapidamente ganhando um lugar de destaque entre os vitivinicultores em todas as regiões vinícolas do mundo, inclusive, com a produção de bons vinhos entre nós, nas diferentes regiões vinícolas do Rio Grande do Sul. Seu cultivo não é fácil devido, em grande parte, à delicadeza de sua casca, altamente sensível aos raios solares e às altas temperaturas durante o período anual de floração e maturação da Viognier.

As características principais que estimulam os riscos de iniciar um cultivo fora de sua região considerada nativa iniciam-se pelos aromas marcantes florais, seguidos de frutas, como o pêssego, a nectarina e a delicadeza das maçãs. Seus vinhos são claros, quase transparentes, quando ainda jovens, e secos. Dependendo das qualidades do solo onde a Viognier é cultivada, desenvolve uma agradável sensação de mineralidade, que nos traz a lembrança de outra varietal branca, a Riesling.

Ligeiramente picante, com um leve toque de especiarias, a Viognier é um complemento ideal para os pratos elaborados com peixes, crustáceos, aves e finalizados em manteiga de ervas aromáticas com um toque de alho, destacando-se, entres as ervas aromáticas, o tomilho da variedade limão. Como aperitivo, a Viognier enriquece aqueles em que o salmão defumado é a estrela, rodeado de minipepinos em conserva, canapés com azeitonas pretas, alcaparras, queijos meia cura de cabra ou de ovelhas.

Um vinho Viognier de alta qualidade cresce quando apreciado com um filé de truta fresca grelhada, recoberta com amêndoas laminadas e tostadas na manteiga, pulverizado com salsinha fresca e finalizado com gotículas de limão siciliano. Para fazermos jus às qualidades da Viognier, seus vinhos devem ser apreciados ainda jovens. A Viognier é também utilizada, em pequenas proporções, junto à varietal Syrah, nos vinhos do Rhône Norte e na região Sul do Languedoc, na França. Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: