Viticultura de precisão/viticultura digital

Viticultura de precisão/viticultura digital

Quatro elementos importantes influenciam sobremaneira a qualidade do vinho que apreciaremos em um encontro familiar, um almoço de negócios ou, ainda, por um simples prazer de abrir uma garrafa e trocar opiniões com amigos e familiares: a casta ou cepa da uva, o solo, o clima e o nome do produtor.

A escolha adequada da casta ou cepa da uva ou das uvas a serem cultivadas deve ser sempre feita em conformidade com as características do solo e do clima, de acordo com as suas variações climáticas anuais, o que irá garantir o sucesso futuro de uma vinícola. Nos dias de hoje, encontramos, com frequência cada vez maior, um forte e importantíssimo aliado utilizado pelos produtores para tutorar as vinhas e videiras ao longo de um ano, apoiado em alta tecnologia. Trata-se da Viticultura de Precisão, conhecida também pelo nome de Viticultura Digital, que visa ao aprimoramento do plantio e ao cultivo das videiras durante seu ciclo produtivo e, consequentemente, a qualidade do vinho.

Um fato amplamente conhecido dos agricultores é de que, em uma mesma área de plantio, existem lotes com diferentes características de solo que, no caso especifico das videiras, produzem uvas com melhores ou piores qualidades específicas e que podem ser aprimoradas com a utilização da Viticultura de Precisão. O essencial mapeamento da área a ser cultivada é realizado com a utilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG), formado basicamente com receptor GPS (Global Position System), Carta Topográfica e softwares específicos instalados em microcomputadores.

Não se assustem aqueles que atrelam vinhos, principalmente os espumantes, às cenas românticas e de “love stories” — elas vão estar sempre presentes, e até melhoradas —, mas estejam preparados desde já que longe não estão os dias em que, nos rótulos dos vinhos do futuro,  encontraremos estampados os seguintes dizeres: “Vinhos de Qualidade Aprimorada Elaborados com Viticultura de Precisão”.

Em termos práticos, como esta ferramenta é utilizada para aprimorar o plantio, o cultivo das videiras e a produção de uvas de alta qualidade para serem colhidas no ponto ideal de maturação e posterior vinificação? A Viticultura de Precisão, como termo, implica claramente que se faça com precisão o controle do ciclo anual de uma videira, desde o início da escolha do local ideal para o plantio de mudas, passando por fertilização, irrigação, poda de inverno, raleio do excesso dos brotos e das folhas que interferem na ventilação e exposição aos raios solares, até a poda em verde, que consiste na remoção dos cachos atrasados no seu ponto de crescimento e maturação. Consequentemente, fortalecendo os cachos remanescentes, o controle individual da maturação em áreas indicadas como maduras, e, finalmente, a identificação das áreas que estão prontas para o inicio da colheita manual e sequencial dos cachos maduros.

O “vinho do futuro” já está presente entre nós, por algum tempo, como uma prática bastante difundida e aprimorada. Identifique-o buscando pelo nome do seu produtor. Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: