Zabaione

Zabaione

Um creme a base de gemas de ovos frescos*** tipo caipira de cor amarela intensa, açúcar e vinho Marsala tipo doce ou meio seco, de acordo com sua preferência, que poderá ser substituído por vinho do Porto tipo Tawny. 

Ingredientes:
8 gemas de ovos frescos = 120 gramas;
¼ de xícara de chá de açúcar cristal = 50 gramas;
½ xícara de chá de vinho Marsala = 120 ml;

Utensílios: 
1 recipiente grande com água para o banho-maria;
1 recipiente de tamanho médio de fundo côncavo para bater os ovos;
1 panelinha para aquecer ligeiramente o vinho com a metade do açúcar;
1 batedor manual aramado;
1 recipiente com água
gelo para resfriar.

Passo a passo: 
Aqueça ligeiramente o vinho com 25 gramas do açúcar até atingir uma temperatura de 38 graus. Coloque as gemas na tigela e bata vigorosamente com o restante do açúcar até dissolver totalmente. Batendo continuamente, acrescente 2 colheres de sopa da mistura aquecida do vinho e leve ao banho-maria sem tocar na água. Acrescente o restante do vinho aquecido e continue batendo, sempre vigorosamente, até obter uma mistura com o triplo do volume, espessa, homogênea e aerada. Esta mistura deverá atingir uma temperatura mínima de 85 graus.
Coloque a tigela com o Zabaione no recipiente com água e gelo continue batendo até resfriar. Este procedimento evita a formação de uma película quando o Zabaione é transferido para taças. Siga rigorosamente os passos acima e esta receita com somente três ingredientes irá surpreendê-lo pelo aroma, pela delicadeza e pelo sabor no paladar. O seu Zabaione está pronto para ser apreciado, ainda enquanto aquecido, solo ou com bolachas Língua de Gato ou Champagne.

Observação:
Para seguir rigorosamente as normas de segurança alimentar, se você não tiver disponibilidade de medir a temperatura e manter o Zabaione durante, no mínimo, três minutos a 85 graus na finalização do procedimento, utilize gemas pasteurizadas, disponíveis no setor de laticínios em supermercados ou lojas de produtos para confeitaria. Bon appétit!

Compartilhar: