Zinfandel

Zinfandel


A sua origem nativa seria a Puglia, uma região do sul da Itália onde é conhecida com o nome de Primitivo. O clima quente da região, com longos dias ensolarados, tem as condições ideais para o desenvolvimento desta variedade de uva tinta, produzindo vinhos muito apreciados pela sua original tipicidade e características marcantes. Durante 1852 e 1857, uma variedade de uva tinta, de origem desconhecida na época, foi introduzida na Califórnia com o nome de Zinfandel, onde encontrou condições de solo e de clima para um rápido desenvolvimento.

De acordo com historiadores que se envolveram com esta variedade, o nome Zinfandel surgiu em Boston, em 1832, quando mudas foram colocadas à venda. Qual seria a origem desta uva conhecida por “mystery grape”? O mistério, finalmente, foi desvendado em 1994. O estudo de seu DNA revelou que a Zinfandel era a Primitivo, da Puglia, mas com clones que se diferenciaram ao longo dos anos.  Estudos posteriores evidenciaram, ainda, que esta variedade não seria nativa da Puglia, mas, sim, da Croácia.

Os vinhos elaborados com a Zinfandel ainda são pouco difundidos entre nós, ao contrário de sua irmã, a Primitivo, que ocupa um lugar de destaque. A Zinfandel é a terceira variedade da Vitis vinífera, mais cultivada no estado da Califórnia. Por que existe tanto interesse em conhecer a origem de uma variedade de Vitis vinífera, como também ocorreu com a Carménère, no Chile, que incialmente era conhecida como Merlot? Conhecer a origem nos ajuda a selecionar os melhores clones que se desenvolveriam em regiões com os mais diversificados climas e solos. Além disso, a curiosidade histórica sempre está vinculada à culinária regional de seus países de origem.

A variedade Zinfandel da Califórnia é vinificada como vinho branco, rosé e tinto. Os tintos são de excelente qualidade, diferenciados da variedade nativa da Puglia pela cor mais leve, pela presença de taninos mais intensos e delicados, por carvalhos bem trabalhados, adicionando a presença marcante de ameixas maduras, das cerejas e um final picante.

Vermelho de coloração intensa e profunda, aromas e sabores concentrados de frutas vermelhas, predominando amoras de framboesas, especiarias picantes, taninos discretos e macios, acidez vibrante, contrabalanceada com um final ligeiramente adocicado e achocolatado são as características que conferem tipicidade aos vinhos elaborados com a Primitivo, na Puglia.

A Primitivo e a Zinfandel são um exemplo típico da influência que a diversidade do clima e do solo exercem sobre a diferenciação genômica dos seres vivos, que se estabelece e se manifesta ao longo dos anos de sua existência. Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: