
Bate Bola com Christian Pereira
Esportes relacionados às artes marciais auxiliam e educam por meio de ensinamentos e regras na vida de quem pratica. Lutador de judô de Ribeirão Preto, Christian Leandro Pereira, de 40 anos, luta desde os sete anos e tem na modalidade a fonte de equilíbrio e força de superação. Segundo o atleta, o primeiro ensinamento é cair — pois, assim, aprende-se a levantar.
Em uma longa carreira como atleta, quais foram suas principais conquistas?
Christian Pereira: Tenho vários títulos regionais, inter-regionais, vice e terceiro colocado no Campeonato Paulista. Eu também fui vice-campeão paulista Master 2018, e terceiro colocado na Copa São Paulo Master 2016, 2017 e 2019. Entretanto, no final de 2019, eu conquistei a tão sonhada faixa preta. É um trabalho de muito esforço, de dedicação e de amor ao judô.
Em dias normais, você atua como eletricista. Como é a rotina de um profissional de judô em Ribeirão Preto?
Christian Pereira: Sou pai de família. Eu acordo cedo, levo os filhos na escola, trabalho, dou atenção em casa e ainda arrumo tempo para treinar. É semelhante a uma vida normal, mas tenho que controlar a alimentação e fazer exercícios aeróbicos para sempre estar no peso e bem condicionado. Na minha casa, somos todos judocas, então fica mais fácil conciliar o meu horário de treinamento com o da minha esposa e dos filhos. Temos os mesmos objetivos, pois família que treina junto permanece unida.