Bate Bola com Rafael Andriato

Bate Bola com Rafael Andriato

O atleta profissional de ciclismo de Ribeirão Preto, Rafael Andriato, sonha em se classificar para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Em entrevista, ele contou sobre os objetivos e a experiência que vem adquirindo na busca por esta conquista.

Na equipe ribeirãopretana desde 2018, quais são seus objetivos para a próxima temporada?
Rafael Andriato: Agora, em 2019, nós temos essa chancela continental. Seremos a única equipe brasileira com o feito. Isso permite que possamos receber convites de provas no mundo afora. Como este ano é classificatório para as olimpíadas, isso é muito importante, tanto para a equipe quanto para o atleta. Queremos somar pontos para o Brasil e, assim, conquistar essa vaga.

A classificação para o próximo torneio olímpico é um objetivo pessoal em sua carreira?
Já bati na trave algumas vezes. Fui para a Europa pela primeira vez em 2008, no ano de Pequim. Fui um dos pré-selecionados entre os cinco nomes, mas só havia duas vagas. Em 2012, foi o meu primeiro ano de profissional em uma equipe da Inglaterra e fiquei como reserva nas Olimpíadas de Londres. O Brasil teve três vagas. Eu era o quarto. Já em 2016, no Rio de Janeiro, era outra grande oportunidade, mas o percurso não me favorecia. Eu sou um passista veloz e lá tinha muitas montanhas. Fiquei entre os cinco pré-selecionados e foram apenas dois, novamente. 

Como será se conseguir a vaga?
Para mim, particularmente, é um sonho chegar às Olimpíadas. Hoje, tenho 31 anos, então quero buscar no ano que vem essa classificação, mas também espero tentar em 2024, como minha última oportunidade. O futuro a Deus pertence. Vou tentar fazer o meu papel e buscar os resultados.

Compartilhar: