Em Escala Mundial

Em Escala Mundial

Competições de diversas modalidades sofreram alterações nos calendários em razão da pandemia do novo coronavírus. De partidas com portões fechados ao adiamento indefinido de campeonatos, as medidas para conter o avanço do Covid-19 atingiram os quatro cantos do mundo. Quem teve de competir no final de semana dos dias 13 a 15 de março enfrentou uma situação adversa do esporte: o fato de confrontar o adversário, nos respectivos ambientes da modalidade, sem a presença da torcida, como uma prevenção para evitar a aglomeração de torcedores. 

No futebol, por exemplo, há mudanças em diversos campeonatos. Após a decisão da Federação Paulista de Futebol junto dos 48 times participantes dos campeonatos paulistas das séries A1, A2 e A3, entre eles Botafogo-SP e Comercial, ficou definida a suspensão por tempo indeterminado da competição. A Federação também informou que demais disputas que ainda não tiveram início, como os campeonatos masculinos e femininos de base, foram adiadas. 

As Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2022 e a Copa Libertadores também foram adiadas. Novas datas já foram definidas para a final da Champions League, que passou para 27 de junho, e da Liga Europa, transferida para 24 de junho. A Copa América e a Eurocopa, que estavam com data marcada para início no dia 12 de junho, com sedes na Argentina e na Colômbia, respectivamente, foram prorrogadas para o próximo ano. 

Da mesma forma, o Vôlei Ribeirão adiou o sonho de uma vaga nos playoffs da Superliga, que estava marcado no sábado, 14 de março, contra o Sesc-RJ. Por decisão da Confederação Brasileira de Voleibol, as partidas foram suspensas por 15 dias até que uma nova avaliação seja feita de acordo com a recomendação dos órgãos responsáveis. Competições de vôlei de praia, como o Circuito Mundial e Brasileiro, também foram adiadas.

As duas principais ligas de basquete do mundo — a americana NBA e a europeia Euroliga — foram paralisadas por tempo indeterminado, logo após da confirmação de que os atletas do Utah Jazz e do Real Madrid estavam infectados. Na segunda, 16 de março, após decisão conjunta entre os clubes que participam da temporada 2019/2020 da NBB, o campeonato nacional foi interrompido, e a decisão será reavaliada no dia 26 de março. Outras modalidades, como tênis e a Fórmula 1, também suspenderam as atividades. 

Inalterada
O Comitê Olímpico Internacional (COI), responsável pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, confirmou o evento, marcado para acontecer de 24 de julho a 9 de agosto deste ano. O COI afirma não ser o momento para decisões drásticas, como o adiamento ou cancelamento. A única mudança foi que, em decisão das federações internacionais dos esportes olímpicos, haverá mudanças nos critérios de classificação dos atletas, que devem ser anunciadas até o início de abril. No total, apenas 57% das vagas foram preenchidas, afetando 42 das 50 modalidades. 

Em Ribeirão Preto
Desde quarta-feira, 18 de março, todas as atividades esportivas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto foram suspensas.  O Botafogo e o Comercial também paralisaram as atividades e decidem, nos próximos dias, alternativas para manter o ritmo dos jogadores. Os atletas das categorias de base foram orientados a retornar para casa, evitando aglomeração nos alojamentos. 

Compartilhar: