
União de gerações
O esporte não é apenas a motivação para se praticar uma atividade física. Com centenas de modalidades existentes, ele também gera variadas sensações na vida dos praticantes. O esporte envolve emoção, educação, superação e o encontro de gerações, como na história de Ribeirão Preto, que chamou a atenção nos Jogos Abertos do Interior. Nela, o filho teve a chance de participar da competição ao lado do pai. Para eles, foi um momento único, que uniu ainda mais Victor de Souza Oliveira Rocha, de 18 anos, e Helio Osmar de Oliveira Rocha, de 40 anos.
Ambos são atletas amadores. O filho compete no judô, enquanto o pai é boxeador, mas teve de se aposentar das competições, pois o esporte amador desta modalidade não é mais permitido em sua idade.
“Judô é tudo, não é apenas um esporte, mas também uma filosofia de vida. Competir no último torneio da carreira do meu pai foi gratificante, uma sensação muito boa. Serviu como motivação a mais para ser campeão”, diz o filho.
Para Helio, o esporte tem um grande significado, não apenas pelas conquistas, mas, também, pelas amizades construídas e pelas lições de vida. “Quando vi meu filho, foi muito gratificante. Eu me senti muito orgulhoso. Foi a realização de um sonho”, diz.