DR. ANTÔNIO DANTAS: NOBRE ATÉ NO NOME

DR. ANTÔNIO DANTAS: NOBRE ATÉ NO NOME

           A região de Ribeirão Preto, na perspectiva dos serviços de atendimento em saúde, é uma região privilegiada por várias razões. Dentre estas, uma que posso imediatamente apontar, é o grande número de hospitais altamente equipados, que permite o atendimento emergencial de moderada a alta complexidade, bem como, o elevado número de escolas médicas regionais, altamente capacitadas, dirigidas por, e com um corpo clínico de, médicos, internacionalmente reconhecidos, que prestam serviços aos quatro quadrantes do país. Mas, o mais relevante: a região possui médicos humanistas, de profundo conhecimento teórico-psicológico, que reconhecem que a cura deve ser de corpo e de alma. Dentre estes, entendo que se insere o doutor Antônio Dantas Nobre, cuja nobreza no nome engloba inteligência, sabedoria, criatividade, ética e uma infinita bondade.

            Quem o vê caminhando, bastos e longos cabelos negros, corpo levemente curvado, imerso em longo avental branco, e carregando pesada pasta negra, não imagina que sua prática médica integra o milenar conhecimento indígena da Amazônia em diálogo, e troca, com o mais avançado conhecimento tecnológico em saúde do século XXI. Dr. Dantas traz consigo todas as competências requeridas pelos mais exigentes padrões e protocolos médicos emanados da comunidade médico-científica internacional. Algumas delas posso aqui sumariar.

Inteligência: é um homem de raciocínio lógico apurado, utilizado, este, no diagnóstico preciso de quadros clínicos simples e complexos. Sua inteligência em fazer relações entre indícios clínicos, aparentemente desconectados, é tão elevada que me atrevo a dizer, no sentido belo do termo, que ele é igual ao Dr. House, de homônimo seriado televisivo, impecável em seus diagnósticos. Apenas, ao contrário daquele, é humilde no infinito de seus acertos médicos. Inteligência Intrapessoal: de imediato se percebe que ele é um homem que sabe seu papel dentro do cenário médico, entendendo, e aceitando, perfeitamente, suas potencialidades e fraquezas. Sempre se colocando que ali está para ajudar. Inteligência Interpessoal: é um sábio que reconhece, entende e aprecia como o sentimento dos outros, em particular, de seus pacientes, afeta o quadro clínico dos mesmos. Empático, sempre se coloca no lugar do outro. Manejo do estresse: é um profissional que sabe lidar com, e manejar, as situações estressantes e difíceis que seus pacientes, ora, estão atravessando, trazendo à tona as emoções e sentimentos positivos do mesmo, visando à manutenção da autoestima deste. Certamente tendo aprendido, com seus ancestrais, a retardar seus impulsos e a evitar comportamentos imediatistas, e vazios, em suas tomadas de decisões para formulações de diagnósticos.

            Sua habilidade de comunicação logo se sobressai na primeira interação tida para com seus pacientes. É hábil em reconhecer emoções, fatores estressantes e descritores de dor de cada um que o procura. Sabe dar voz ao paciente. Em seu consultório, o paciente sente-se em casa e valorizado em seu sentimento e em suas emoções. Estas, positivas ou negativas, fluem livremente, sabendo que serão ouvidas, e ele as entende, dando significado a cada uma delas. Dr. Dantas, por certo, é um homem que aprendeu com seus antepassados que se torna necessário, sempre, aumentar a resiliência de cada um destes, para que alcancem forças para superar a adversidade, muitas das quais sendo, nada mais, que frutos do espírito humano, que se desvanecem ao cair do sol.

            Destaca-se, neste homem sábio, sua capacidade de tomar decisões, de raciocinar com rapidez e, principalmente, de não se omitir de cuidar de casos altamente complexos. Em outras palavras, Dr. Dantas não tem medo de ser médico. Tampouco foge de, em circunstâncias difíceis, transmitir, com ética e delicadeza, más notícias. Sabe ter suavidade para com as crianças, atenção para com os adultos e compreensão para com os idosos. Independente das características de personalidade, emocionais e motivacionais, bem como, da idade e sexo de seu paciente, suas palavras de conforto evocam sentimento de carinho, paz, amor e reconhecimento pleno das dores e sofrimentos dos que o procuram.

            Ao sair de seu consultório, tem-se a sensação de que sua atenção nos aliviou, em grande parte, do desconforto, dores e tristezas com os quais ali entramos, parecendo-nos que a própria doença por ali se dissipou. É um médico abençoado por Deus. Tê-lo entre nós, portanto, configurando-se como um privilégio.

Compartilhar: