Os segredos da liderança (V)

Os segredos da liderança (V)

       No processo de liderança, em qualquer nível, ou organização, em que esta ocorra, os líderes estão sempre envolvidos em solucionar dois grandes tipos de problemas: os complexos e os criativos. Complexos, revelam-se genuínos e ambíguos, reclamando habilidades de julgamento social, que é a habilidade para entender, e monitorar, a dinâmica social dentro do domínio do problema, integrando as possíveis soluções com as demandas práticas de uma organização. Operacionalmente, sua resolução reclama um líder hábil em obter informações para defini-lo, de modo a gerar uma solução inicial que atenda às necessidades da organização. Neste contexto, considerar os fatores associados a seus seguidores, especialmente no que tange à comunicação das soluções, estruturando como os seguidores poderão incrementar, ou colocar em prática, a solução, é fundamental à atitude de um líder. Por adição, este deve conhecer sua empresa o suficiente para lidar com quaisquer obstáculos que possam surgir quando implementando as soluções para tais problemas. Criativos, reclamam a necessidade de um líder conseguir inovar, de forma a ver, mais claramente, a conexão entre novidade e liderança. Um exemplo? Um diretor de marketing cujos pares estão, constantemente, desenvolvendo novas maneiras de capturar a atenção dos clientes, através da propaganda e de promoções.

          Por analogia, quando os líderes enfrentam tais problemas, eles devem ajudar seus seguidores a gerar alguma coisa nova. Em assim o fazendo, todos se engajam numa criativa solução de problemas. Qual é, então, a diferença entre solução criativa de problemas e solução de problemas complexos? Por solução criativa entenda-se, basicamente, que a solução deve ser nova e genuína, enquanto, por solução de problemas complexos, a solução não necessita ser inovadora. Em outras palavras, na solução de problemas complexos, um líder pode basear-se em soluções que já funcionaram no passado, para acontecimentos similares, fazendo, apenas, pequenos ajustes a cada situação particular. Na solução criativa, o líder deve gerar uma solução nova, ou única, para resolver o problema. Outra grande diferença entre ambas é que, na solução criativa, as soluções geralmente se originam da reorganização, ou recombinação, do conhecimento existente.

            Cumpre lembrar, também, que não cabe, exclusivamente, ao líder gerar uma solução inovadora, mas, sim, aos seus seguidores. Os líderes devem, sim, ajudar estes a desenvolverem um produto final, servindo como avaliadores das ideias iniciais, bem como, engajar sua própria ideia na geração, e combinação, das ideias dos seguidores. Por quê? Para produzir refinamentos que melhorem as ideias, quando o melhor não tenha sido descartá-las. Assim considerando, os líderes, dependendo da situação, podem exercer dois papeis. Num deles, devem usar habilidades criativas para solução de problemas, com o propósito de gerar uma solução nova, e útil, ao problema que o grupo está enfrentando. No outro, eles servem como suporte para a busca de solução nova, e útil, gerada por seus seguidores. Neste caso, entretanto, eles ainda devem ser criativos e, suas habilidades, focar um diferente componente do processo criativo, isto é, a avaliação das ideias.

            Certamente, há muitas situações, e problemas, que os líderes enfrentam e que requerem, de pronto, soluções criativas e avaliação das ideias criativas de outros. Em ambos os casos, a inteligência e a experiência, como recursos cognitivos da liderança, desempenham grande esforço à eficiência da liderança.

Compartilhar: