Campanhas sobre acidentes de trânsito

Campanhas sobre acidentes de trânsito

            Anualmente, quase 40 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito. Estudiosos buscam reduzir este número investindo, continuamente, em campanhas de segurança nas estradas, ainda que pouco seja conhecido sobre a eficiência das mesmas. Para superar este obstáculo, pesquisadores têm realizado meta-análises das pesquisas sobre tais campanhas, buscando analisar a eficácia das variadas intervenções na segurança viária, incluindo diferentes tipos de campanhas educativas nas estradas. Isto permite, sistematicamente, sumariar resultados de estudos distintos, que trabalharam com hipóteses e efeitos comuns.

            Assim considerando, uma meta-análise de 119 efeitos, obtidos de 67 estudos realizados em 12 países, que avaliaram o efeito das campanhas de segurança nas estradas, foi recentemente publicada (Accident Analysis and Prevention, 2011; no prelo). Alguns dos fatores testados incluíam a duração da campanha (0-29; 30-200, mais que 200 dias), a década de início da campanha (1980, 1990 e 2000), o tema (geral-mistos, velocidade, beber-dirigir), o conteúdo da mensagem (emocional-humor, racional, emocional + racional incentivo), o risco (ferimento para si ou outrem, detenção-punição pela polícia), meios de veiculação da mensagem (comunicação pessoal e massiva), medidas de fiscalização (concomitante e por alteração na lei), medidas utilizadas (todos os acidentes, acidentes com ferimentos e ferimentos sérios, acidentes fatais e acidentes envolvendo bebidas), países (Europa, Estados Unidos, Austrália e Àsia), amplitude (municipal,estadual e nacional).

            Os resultados indicaram que, globalmente, campanhas de segurança nas estradas reduzem o número de acidentes em 9% em média; variando entre -12% a -6% nos estudos analisados, sugerindo que campanhas utilizando comunicação pessoal, estratégias de veiculação das mensagens nas estradas e/ou fiscalização concomitante são associadas a maiores reduções nos acidentes. Campanhas temáticas envolvendo comportamentos de beber- dirigir foram associadas a maiores reduções nos acidentes, bem como, à fiscalizações concomitantes sistemáticas e campanhas de curta duração (menos de um mês), consideradas mais benéficas. Globalmente, os resultados são consistentes com a idéia de que campanhas educativas visando à segurança no trânsito podem ser mais efetivas a curto prazo se a mensagem é veiculada por comunicação pessoal, mais próxima em espaço e tempo ao comportamento que se objetiva alcançar.

            Em termos práticos, os dados revelam que a comunicação pessoal, e a veiculação de mensagens nos acostamentos das estradas, são altamente associadas a maior redução de acidentes de trânsito.

 

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