
Campanhas sobre acidentes de trânsito
Anualmente, quase 40 mil pessoas morrem
vítimas de acidentes de trânsito. Estudiosos buscam reduzir este número
investindo, continuamente, em campanhas de segurança nas estradas, ainda que pouco
seja conhecido sobre a eficiência das mesmas. Para superar este obstáculo,
pesquisadores têm realizado meta-análises das pesquisas sobre tais campanhas,
buscando analisar a eficácia das variadas intervenções na segurança viária, incluindo
diferentes tipos de campanhas educativas nas estradas. Isto permite,
sistematicamente, sumariar resultados de estudos distintos, que trabalharam com
hipóteses e efeitos comuns.
Assim
considerando, uma meta-análise de 119 efeitos, obtidos de 67 estudos realizados
em 12 países, que avaliaram o efeito das campanhas de segurança nas estradas,
foi recentemente publicada (Accident
Analysis and Prevention, 2011; no prelo). Alguns dos fatores testados
incluíam a duração da campanha (0-29; 30-200, mais que 200 dias), a década de início
da campanha (1980, 1990 e 2000), o tema (geral-mistos, velocidade,
beber-dirigir), o conteúdo da mensagem (emocional-humor, racional, emocional +
racional incentivo), o risco (ferimento para si ou outrem, detenção-punição
pela polícia), meios de veiculação da mensagem (comunicação pessoal e massiva),
medidas de fiscalização (concomitante e por alteração na lei), medidas utilizadas
(todos os acidentes, acidentes com ferimentos e ferimentos sérios, acidentes
fatais e acidentes envolvendo bebidas), países (Europa, Estados Unidos, Austrália
e Àsia), amplitude (municipal,estadual e nacional).
Os
resultados indicaram que, globalmente, campanhas de segurança nas estradas
reduzem o número de acidentes em 9% em média; variando entre -12% a -6% nos
estudos analisados, sugerindo que campanhas utilizando comunicação pessoal,
estratégias de veiculação das mensagens nas estradas e/ou fiscalização
concomitante são associadas a maiores reduções nos acidentes. Campanhas temáticas
envolvendo comportamentos de beber- dirigir foram associadas a maiores reduções
nos acidentes, bem como, à fiscalizações concomitantes sistemáticas e campanhas
de curta duração (menos de um mês), consideradas mais benéficas. Globalmente,
os resultados são consistentes com a idéia de que campanhas educativas visando
à segurança no trânsito podem ser mais efetivas a curto prazo se a mensagem é
veiculada por comunicação pessoal, mais próxima em espaço e tempo ao comportamento
que se objetiva alcançar.
Em
termos práticos, os dados revelam que a comunicação pessoal, e a veiculação de
mensagens nos acostamentos das estradas, são altamente associadas a maior
redução de acidentes de trânsito.