Celulares: brinquedos ou vilões?

Celulares: brinquedos ou vilões?

Postado em 15 de Abril de 2014 às 11:04 na categoria Psicologia do trânsito

            Observação no público que utiliza celular permite constatar que, talvez, estes constituam os “brinquedos” mais vendidos da época. Entretanto, à medida que os celulares tornam-se parte de nossa vida cotidiana, seu uso, enquanto dirigindo, torna-se um problema de segurança viária. Estudos epidemiológicos demonstram risco mais elevado de colisões entre motoristas que deles se utilizam enquanto dirigindo quando comparados com motoristas que não o fazem. A literatura sugere que o uso do celular aumenta quatro vezes mais a probabilidade de colisão, sendo tal risco elevado tanto para o uso manual quanto para o viva-voz.

            Análises das conversações ao celular indicam que falar mais de 50 minutos/mês no aparelho foi associado a um aumento seis vezes maior do risco de acidentes. Há outros levantamentos indicando que, atualmente, 20% das colisões fatais são provocadas pela desatenção gerada pelos mesmos. O alto risco de colisões associado ao uso do celular surge de várias fontes. Uma delas mostra que tal uso, ou demandas comparáveis, pode causar interferência cognitiva e ou operacional na tarefa de dirigir, aumenta o tempo de reação, prejudica a alocação visual e o controle da velocidade. Outros estudos sugerem que motoristas compensam a demanda adicional atentiva dirigindo mais preventivamente. Um exemplo? Quando o motorista diminui a frequência de mudança de pistas, mantendo distância maior do carro à frente e reduzindo a velocidade do veículo.

            Para verificar se o risco mais elevado de colisão entre indivíduos, que usam celulares enquanto dirigindo, é devido tanto pela interferência direta do aparelho na tarefa de direção, quanto pelas tendências do motorista de se engajar em comportamentos de risco, independente do uso do celular, pesquisadores investigaram a proporção de acidentes de trânsito entre usuários frequentes e não frequentes de celulares. Para isso, foram realizadas mensurações de desempenho de motoristas dirigindo em rodovias juntamente com atitudes em relação ao excesso de velocidade, bem como, comportamentos de ultrapassagem e preocupações acerca de estar envolvido numa colisão.

            Os dados revelaram que indivíduos que registraram frequentemente usar celulares enquanto dirigindo foram, também, identificados como dirigindo mais rápido, mudando de pista mais frequentemente, permaneceram mais tempo à esquerda (contramão), engajaram-se em situações de frenagem mais bruscas e aceleraram mais inesperadamente. Também, pontuaram mais elevadamente em violações do comportamento de dirigir, registrando atitudes mais positivas em relação à excesso de velocidade e ultrapassagem do que os motoristas que confirmaram usar o celular corretamente enquanto dirigindo.

           Padrões comportamentais individuais aumentam, consideravelmente, a probabilidade de envolvimento em acidentes de trânsito.

Compartilhar: