Como a face expressa dor?

Como a face expressa dor?

            Sendo dor é uma experiência multidimensional, envolvendo componentes sensorial, afetivo-motivacional e cognitivo, o componente sensorial inclui a percepção da localização, intensidade e qualidade da dor, enquanto que o componente afetivo-motivacional refere-se ao desprazer provocado pela dor e às emoções relacionadas às suas implicações. Neste contexto, embora os componentes sejam intimamente relacionados entre si, a distinção entre eles tem se mostrado útil para descrição da dor experimental e clínica. A expressão facial da dor tem, atualmente, recebido considerável interesse dos pesquisadores na área de dor, pois, tem sido mostrado que as expressões faciais desempenham um papel muito importante nas interações sociais, bem como, de grande relevância clínica para o diagnóstico da dor.

            Com o propósito de revelar quais dimensionamentos da dor (sensorial e ou afetivo) são codificados na face, pesquisadores usaram uma estratégia cognitiva bem conhecida (sugestões) para, diferencialmente, modular as dimensões sensorial e afetiva da dor e analisar o efeito desta manipulação nas respostas faciais à dor experimental. Para isso, 22 voluntários saudáveis (10 mulheres e doze homens) tiveram avaliadas, e estimadas, antes e após as sugestões, suas expressões faciais, intensidade e desprazer de dor, bem como, respostas condutivas da pele, sendo, estas últimas, provocadas pelo calor, com as expressões faciais analisadas através de um sistema de codificação da ação facial.

            Os principais resultados revelaram que sugestões designadas para aumentar o componente sensorial da dor produziram um aumento seletivo nas estimativas da intensidade da dor, enquanto aquelas designadas para aumentar o componente afetivo da dor produziram estimativas elevadas de desprazer e de respostas condutivas da pele. Ademais, as sugestões ou aumentaram o componente afetivo da dor, ou o componente sensorial da mesma, produzindo modulações seletivas nos padrões de respostas faciais, com movimentos ao redor dos olhos, codificando principalmente os aspectos sensoriais. Já movimentos das sobrancelhas e pálpebras foram mais associados aos componentes afetivos da dor.

            Globalmente, os dados deste estudo fornecem clara evidência de que as expressões faciais da dor é um sistema de resposta multidimensional, que codifica tanto as dimensões afetivas quanto as sensoriais da dor. Logo, as respostas faciais que acompanham a sensação de dor não se associam apenas á dimensão afetiva da dor, como a maioria das pessoas supõe, pois, elas refletem, também, seu componente sensorial.

 

Compartilhar: