Como os lideram pensam: Processamento de informação e tomada de decisão importam?
Ao mesmo tempo em que as habilidades de liderança
se desenvolvem, mudanças ocorrem em como os líderes processam informação. A
qualidade deste processamento se altera na medida em que o líder amadurece,
passando de aprendiz a especialista. Num primeiro momento, líderes
inexperientes, ou noviços, usam habilidades que são intimamente conectadas ou
não estão integradas. Quando os líderes tentam usar habilidades recentemente
aprendidas, eles, provavelmente, são motivados por suas teorias implícitas de
como os lideres fazem, ou atuam, ou seja, baseiam-se em suas prévias concepções
do que seja um líder eficaz e eficiente.
Na
realidade, eles tentam espelhar comportamentos que eles associam com os feitos
dos grandes líderes. Os líderes noviços podem acreditar que os bons líderes
organizam e estruturam o trabalho de seus seguidores e, portanto, eles tentam
desempenhar tais comportamentos fazendo o melhor de suas habilidades. Como eles
são inexperientes, isto demanda grandes esforços, e outros comportamentos
associados à boa liderança podem ser deixados de lado nesta circunstância. Uma
vez que os líderes tornam-se confortáveis estruturando as tarefas dos outros,
estes comportamentos tornam-se habituais.
Por
outro lado, quando as habilidades de liderança estendem-se ao longo do tempo,
os líderes tornam-se confortáveis com seus variados papéis, ganham alguma
experiência e, gradualmente, progridem a nível intermediário de habilidade de
liderança. Ao se moverem para esta fase intermediária, eles começam a integrar
suas habilidades de liderança em sua própria identidade de liderança, isto é,
como eles se vêem como líderes. Em
outras palavras, líderes começam a se verem como líderes capazes de uma
variedade de habilidades, tais como, estruturar as atividades e as funções de
seus liderados/seguidores. Suas próprias concepções de líderes terão
influências, não apenas em como desempenham seus papéis, mas também, em quão
motivados eles são para se tornarem líderes melhores e mais experientes. Neste
nível, os líderes, provavelmente, buscam experiências que lhes ajudam desenvolver suas próprias habilidades de
liderança.
Uma
vez que, os líderes tenham adquirido vasta experiência, começam a ter uma
compreensão mais profunda deles próprios como líderes, isto é, de sua
identidade como líder, e de seus valores agregados. Esta compreensão torna-se
uma fonte importante de flexibilidade nas habilidades de liderança. Quando eles
entendem-se a si próprios e suas habilidades, e já vivenciaram uma variedade de
situações, os líderes são mais hábeis em manipular diferentes situações e podem
aplicar as habilidades de liderança para uma dada situação mais
apropriadamente, isto é, são flexíveis. Em outras palavras, eles não mais se
baseiam num pequeno conjunto de habilidades, mas, ao contrário, têm uma vasta
biblioteca de habilidades que podem ser usadas em diferentes circunstâncias.
A
partir do momento em que os líderes se desenvolvem suficientemente, a
integração de suas habilidades com sua identidade de liderança se torna mais
completa, resultando numa maneira única e genuína de liderar que pode incluir o
desenvolvimento de qualidade internas e de habilidades localizadas não apenas
dentro do líder, mas também, dentro dos seguidores. Deste modo, líderes
experientes desenvolvem uma maneira única de liderar que integra uma variedade
de habilidades e capacidades, permitindo-lhes tanto se desenvolverem quanto motivarem
seus liderados.
Os
líderes também necessitam tomar decisões, de maneira que devem ser hábeis em
tomá-las rapidamente. Freqüentemente, eles não têm muito tempo para pensarem
sobre cada coisa, e cada decisão que tomam têm múltiplas e complicadas
conseqüências. Por causa dessa
necessidade de tomar decisões rapidamente e com pouco tempo para refletir
profundamente sobre cada uma delas, os líderes são considerados pensadores
intuitivos, significando que eles não dedicam muito do seu preciso tempo
analisando situações complexas. Todavia, há elementos estratégicos envolvidos
na tomadas de decisões, entre os quais os líderes analisam os seguintes
aspectos: (a) os objetivos a serem alcançados, (b) as ações ou táticas que
serão mais eficientes para alcançar estes objetivos e (c) as causas envolvidas
na situação.
Assim considerando, entender a cognição da liderança (pensamento) e como
os líderes pensam, em geral, constituem ferramentas muito importantes para
compreender como os líderes desenvolvem suas habilidades e, também, aprendem a
serem bons, eficientes e eficazes líderes.