Como os lideram pensam: Processamento de informação e tomada de decisão importam?

Como os lideram pensam: Processamento de informação e tomada de decisão importam?

      Ao mesmo tempo em que as habilidades de liderança se desenvolvem, mudanças ocorrem em como os líderes processam informação. A qualidade deste processamento se altera na medida em que o líder amadurece, passando de aprendiz a especialista. Num primeiro momento, líderes inexperientes, ou noviços, usam habilidades que são intimamente conectadas ou não estão integradas. Quando os líderes tentam usar habilidades recentemente aprendidas, eles, provavelmente, são motivados por suas teorias implícitas de como os lideres fazem, ou atuam, ou seja, baseiam-se em suas prévias concepções do que seja um líder eficaz e eficiente.

 

     Na realidade, eles tentam espelhar comportamentos que eles associam com os feitos dos grandes líderes. Os líderes noviços podem acreditar que os bons líderes organizam e estruturam o trabalho de seus seguidores e, portanto, eles tentam desempenhar tais comportamentos fazendo o melhor de suas habilidades. Como eles são inexperientes, isto demanda grandes esforços, e outros comportamentos associados à boa liderança podem ser deixados de lado nesta circunstância. Uma vez que os líderes tornam-se confortáveis estruturando as tarefas dos outros, estes comportamentos tornam-se habituais.

 

    Por outro lado, quando as habilidades de liderança estendem-se ao longo do tempo, os líderes tornam-se confortáveis com seus variados papéis, ganham alguma experiência e, gradualmente, progridem a nível intermediário de habilidade de liderança. Ao se moverem para esta fase intermediária, eles começam a integrar suas habilidades de liderança em sua própria identidade de liderança, isto é, como eles se vêem como líderes.  Em outras palavras, líderes começam a se verem como líderes capazes de uma variedade de habilidades, tais como, estruturar as atividades e as funções de seus liderados/seguidores. Suas próprias concepções de líderes terão influências, não apenas em como desempenham seus papéis, mas também, em quão motivados eles são para se tornarem líderes melhores e mais experientes. Neste nível, os líderes, provavelmente, buscam experiências que lhes ajudam  desenvolver suas próprias habilidades de liderança.

 

     Uma vez que, os líderes tenham adquirido vasta experiência, começam a ter uma compreensão mais profunda deles próprios como líderes, isto é, de sua identidade como líder, e de seus valores agregados. Esta compreensão torna-se uma fonte importante de flexibilidade nas habilidades de liderança. Quando eles entendem-se a si próprios e suas habilidades, e já vivenciaram uma variedade de situações, os líderes são mais hábeis em manipular diferentes situações e podem aplicar as habilidades de liderança para uma dada situação mais apropriadamente, isto é, são flexíveis. Em outras palavras, eles não mais se baseiam num pequeno conjunto de habilidades, mas, ao contrário, têm uma vasta biblioteca de habilidades que podem ser usadas em diferentes circunstâncias.

     A partir do momento em que os líderes se desenvolvem suficientemente, a integração de suas habilidades com sua identidade de liderança se torna mais completa, resultando numa maneira única e genuína de liderar que pode incluir o desenvolvimento de qualidade internas e de habilidades localizadas não apenas dentro do líder, mas também, dentro dos seguidores. Deste modo, líderes experientes desenvolvem uma maneira única de liderar que integra uma variedade de habilidades e capacidades, permitindo-lhes tanto se desenvolverem quanto motivarem seus liderados.

 

    Os líderes também necessitam tomar decisões, de maneira que devem ser hábeis em tomá-las rapidamente. Freqüentemente, eles não têm muito tempo para pensarem sobre cada coisa, e cada decisão que tomam têm múltiplas e complicadas conseqüências.  Por causa dessa necessidade de tomar decisões rapidamente e com pouco tempo para refletir profundamente sobre cada uma delas, os líderes são considerados pensadores intuitivos, significando que eles não dedicam muito do seu preciso tempo analisando situações complexas. Todavia, há elementos estratégicos envolvidos na tomadas de decisões, entre os quais os líderes analisam os seguintes aspectos: (a) os objetivos a serem alcançados, (b) as ações ou táticas que serão mais eficientes para alcançar estes objetivos e (c) as causas envolvidas na situação.

 

    Assim considerando, entender a cognição da liderança (pensamento) e como os líderes pensam, em geral, constituem ferramentas muito importantes para compreender como os líderes desenvolvem suas habilidades e, também, aprendem a serem bons, eficientes e eficazes líderes.

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