Elevando o QI (Quociente Intelectual)

Elevando o QI (Quociente Intelectual)

Considerando as inúmeras evidências mostrando a conexão entre QIs elevados e excelentes desempenhos em muitas arenas da vida, não surpreende que as pessoas estejam interessadas nas diferentes maneiras de se tornarem brilhantes, mais inteligentes obviamente. Sabemos, também, que pessoas com QIs mais elevados tendem a ser mais longevas. Isto, talvez, porque pessoas mais brilhantes tomem decisões melhores, as quais fazem-nas mais saudáveis. Todavia, isto pode funcionar de outra maneira: melhorando a saúde, melhora-se, também, o QI. Um exemplo? Há evidências de que países em desenvolvimento, quando ocupados em removerem vermes parasitas de seus habitantes, consigam conduzir estes a um aumento de seus QIs. Qual a razão disso? O fato de, talvez, estando seus sistemas livres de se ocupar em lutar contra parasitas, poderem dedicar mais recursos ao desenvolvimento do cérebro.

Outra evidência origina-se do fato de que, após cientistas tornarem-se conscientes dos efeitos tóxicos do chumbo, e os governos banirem-no da gasolina, dados revelarem que os escores de QIs de suas crianças melhoraram relevantemente. De modo similar, dados mostrando que melhora na dieta de crianças malnutridas favorece as habilidades cognitivas das mesmas. Novo exemplo? Suplementação com iodo revelando efeitos substanciais na inteligência de crianças que ainda não têm o suficiente em suas dietas com leite e frutos do mar. Por outro lado, considerando os suplementos, especialmente os medicamentos, pesquisadores estão começando a estudar substâncias químicas sintéticas que prometem melhorar as habilidades cognitivas. Conhecimentos mais aprofundados da neurociência, ou biologia, da inteligência, certamente, poderá viabilizar esse entendimento, indicando, entre outro, quais suplementos se revelam "alvos" bioquímicos para as drogas.

Entretanto, também verificou-se ser possível orientar as crianças a fazerem, entre dezenas de métodos propagados elevar os QIs, uma coisa bem simples: ir para a escola. Inúmeros são os estudos a revelarem que, pessoas, que permanecem em atividades na escola por períodos mais longos, tendem a ter escores de inteligência mais elevados. Também há evidências sugerindo que as crianças, mais precocemente brilhantes na vida, têm maior probabilidade de estarem mais tempo na escola. A direção causal dessas situações? Pode estar em ambas direções, ou seja, tanta educação pode elevar os escores de inteligência das pessoas, quanto características genéticas podem orientar para maior afinidade com os estudos. Logo, interessa perguntar: é possível testar esta hipótese?

Em 1960, o governo da Noruega decidiu adicionar dois anos extras no currículo escolar obrigatório para todas as crianças. Esta reforma foi implementada em todas as regiões da Noruega, mas em momentos diferentes, de forma que em algumas regiões ela aconteceu alguns anos antes de ocorrer em outras regiões. Ademais, é comum na Noruega que todos os jovens se submetam a testes de QIs como parte obrigatória do serviço militar. Assim, neste contexto, em 2012, os pesquisadores foram hábeis em comparar os escores de QIs daqueles que tinham sido obrigados a estarem nas escolas alguns anos a mais, com os escores daqueles que não tiveram tal oportunidade. O que os pesquisadores constaram?

Eles encontraram dados que confirmaram claramente que a escolaridade extra adicionou 3,7 pontos de QI por ano. Por que isso ocorreu? Uma possibilidade é que os tipos de conhecimentos que se aprendem nas escolas, tais como, raciocínio aritmético, conhecimento geral, leitura, escrita e ciência, entre outros, podem terem sido eficazes em treinar formas eficientes de pensamento abstrato, o qual é requerido pelo cérebro para que o ser humano faça bem os testes de QI. Outra, é a de que, talvez, os professores ensinem concentração e outras habilidades que ajudem, de modo mais específico, as crianças a fazerem as tarefas e, portanto, saírem-se melhores nos testes de QIs.

O fato é que, as evidências fortemente revelaram que boa saúde, e educação de qualidade, certamente, são as melhores estratégias para elevar o QI de nossas crianças. 

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