
Funções visuais no trânsito
Dirigir é, essencialmente, uma tarefa visual. Porém, a principal questão
que emerge é: quais são os requisitos visuais para obter ou manter uma carteira
de habilitação? Neste contexto, há duas variáveis que podem ser analisadas:
segurança e desempenho do motorista. Segurança é definida pelos eventos
adversos ao dirigir, tipicamente o envolvimento em colisões. O desempenho
refere-se ao comportamento do motorista dirigindo, podendo ser mensurado através
das medidas físicas das ações de dirigir, tais como, velocidade, frenagem, latência,
posição na pista, monitoramento visual e, também, por avaliações, em escalas
padronizadas, dadas por avaliadores treinados viajando ao lado do motorista.
Uma
revisão, publicada na Vision Research (2010), analisou o papel de
diferentes funções visuais na segurança e desempenho do motorista. Conclusões
principais foram: (1) acuidade visual é, fracamente, associada à segurança e,
portanto, é um pobre teste de triagem para identificar motoristas que podem se
envolver em colisões futuras. Não obstante, acuidade visual é relacionada a vários
aspectos do desempenho de dirigir, principalmente, o reconhecimento de sinais
trânsito. (2) escores elevados no comportamento de dirigir foram
correlacionados com melhor sensibilidade ao contraste. Sensibilidade ao
contraste melhor prediz o reconhecimento de sinais, obstáculos e pedestres,
enquanto dirigindo à noite, do que a acuidade visual. (3) rapidez de
processamento visual e atenção dividida foram associadas a problemas no
desempenho de dirigir. Motoristas idosos, com déficits na atenção dividida,
foram menos prováveis de detectar, reconhecer sinais e pedestres, e
necessitaram de mais tempo para completarem um circuito interno experimental.
(4) muitos dos estudos que examinaram a relação entre deficiências no campo
visual e envolvimento em colisões automotivas,
revelaram resultados nulos. (5) em motoristas com perdas intensas no
campo visual binocular, os movimentos oculares podem servir como estratégia
compensatória para que mais áreas no mundo visual possam ser vistas. (6)
motoristas monoculares possuem certas limitações em algumas funções visuais
comparados com os binoculares, mas, as diferenças no desempenho, na maioria das
funções cotidianas de dirigir, não foram aparentes, tais como, busca visual,
alinhamento na pista, detecção de perigos, julgamentos de distância/altura e
reconhecimento de informação. (7) percepção de cores, de movimento,
estereoacuidade e ofuscamento, são funções visuais importantes para
reconhecimento de sinais coloridos, atender painel interno e na detecção de
perigos.
Os
dados recomendam a necessidade de delinear e desenvolver testes de triagem que
possam ser mais prontamente transladados para as políticas de habilitação de
motorista.