Liderança e os fatores situacionais

Liderança e os fatores situacionais

         Nos escritos anteriores sobre liderança, conversamos sobre os traços, as habilidades e os comportamentos fundamentais para o processo de liderança. Todavia, isto não é a história toda. Há mais capítulos. Um destes é o tipo de fatores situacionais que são importantes ao líder considerar. De fato, um outro fator que tem influência sobre a liderança é a situação em que a mesma ocorre. É fácil não perceber de imediato a ideia de que diferentes situações requerem diferentes tipos de liderança. Considere você o técnico de um time de futebol. Durante o início da temporada, o técnico lidera seu time de uma maneira, mas já no meio e no fim do campeonato, conhecendo a classificação de seu time, o técnico atuará de modo diverso em relação aos seus comandados. Assim considerando, fica claro que há vários tipos comuns de situações que afetam a liderança.

            Nos estudos modernos acerca da liderança, aspectos situacionais são sempre considerados como determinando o comportamento ou os traços da liderança, bem como, influenciando fortemente as ações dos líderes. Há vários tipos de situações que impactam a liderança. Algumas delas são: (1º) ambiente, (2º) organização, (3º) cultura, (4º) crises e (5º) mudanças. Primeiramente, vários aspectos do ambiente podem determinar como a liderança ocorre. Alguns exemplos são a estabilidade do ambiente; a possibilidade de o ambiente centrar-se sobre aspectos políticos, sociais, econômicos ou legais; e os tipos de relacionamentos e contatos sociais presentes no ambiente. Um exemplo? Quando um ambiente é instável, talvez durante uma mudança organizacional ou fusão entre empresas, os líderes devem comportar-se diferentemente do modo como se comportam quando a organização é estável. Em outras palavras, os líderes devem considerar a instabilidade do ambiente a fim de liderarem com sucesso.

Resultado de imagem para liderança e fatores situacionais

 

            A natureza da liderança pode mudar dependendo do caráter de uma organização. Organizações podem ter diferentes filosofias, configurações, tipos ou estruturas. A cultura organizacional pode também afetar a liderança através de seus valores, das visões daqueles que determinaram a cultura e quaisquer contraculturas emergentes. Crise é outro exemplo importante de uma situação impactando a liderança. Situações de crise são delicadas porque requerem um tipo diferente de líder, contrário ao que ocorre em situações de não crise. Situações de crise envolvem altos níveis de stress, usualmente envolvendo um problema, ou resultado, não esclarecido, fatos estes que requerem um líder capaz de criar novas soluções.

            O último tipo de situação é a mudança. Conceito bastante amplo, mudança refere-se a quaisquer novos esforços para alterar uma organização, podendo ser efetuada através de fusões, divisões ou revisão da maneira como as coisas são efetuadas dentro da organização. Uma organização pode mudar por várias razões, nestas incluindo sobrevivência e competição. Uma questão importante e regular neste contexto é saber que tipo de líder é o mais adequado para realizar as mudanças. Em adição, resistência à mudança é também uma variável significativa para os líderes que tentam implantar mudanças na organização. Tal resistência podendo originar-se tanto por parte dos seguidores, quanto por parte de outros níveis hierárquicos da organização. Nesse sentido, os líderes devem ser capazes de desenvolver visões e maneira genuínas de implementar as mudanças almejadas, além de serem suficientemente influentes para combaterem a resistência à mudança.

A natureza dos seguidores veremos na próxima semana.

Compartilhar: