
Liderança em equipes
Atualmente, é comum nas organizações estruturarem o trabalho em equipe. Neste contexto, os líderes não somente manipulam um conjunto de empregados trabalhando independentemente, como, também, lideram e organizam equipes, as mais diversas. Por equipe entenda-se um grupo de indivíduos trabalhando coletivamente para realizar um trabalho compartilhado. Um componente crítico de equipes eficientes é a liderança da equipe. A liderança da equipe consiste em organizar as atividades da mesma e coordenar seus esforços para alcançar o desempenho desejado.
Ao lado do desempenho imediato da equipe, um líder pode servir à mesma mais indiretamente, desenvolvendo o conhecimento desta, bem como, suas habilidades, mantendo, desta forma, seu time motivado para a criação de uma atmosfera positiva. Como é possível observar, então, líderes podem ter múltiplos e relevantes papéis na coordenação do comportamento da equipe. Um aspecto que deve ser considerado na liderança em equipes é a centralidade do líder. Líderes de equipes eficientes baseiam-se no poder informal, poder, este, que se origina da expertise e da apreciação que os membros da equipe têm de seu líder. Por adição, líderes também podem obter este poder informal por serem centrais à rede social da equipe, o que lhes permite controlar o fluxo dos recursos.
Por outro lado, ser central à rede social da equipe nem sempre pode ser uma coisa boa. Por exemplo, se um líder é central a uma rede social, ele pode hesitar em punir ou reprimir os membros da equipe, assim como podem ficar preocupados com aqueles prejudicando as relações entre os membros da equipe. Outra dimensão importante da liderança em equipe é a influência do líder dentro da equipe. Líderes podem ajudar as equipes estabelecendo objetivos e provendo-os dos recursos necessários ao seu trabalho. Um líder não apenas influencia a eficácia da equipe, como, também, a equipe influencia a eficiência do líder. De fato, liderança pode desenvolver-se em reação às alterações da equi pe e ser usada, então, para aumentar o desempenho futuro da equipe.
Finalmente, não raro ocorre, numa equipe, a liderança distribuída. Equipes mais evoluídas podem ter mais opções de como a liderança pode ser estabelecida. Esta diversidade inclui compartilhar ou distribuir as responsabilidades da liderança entre os membros da equipe. Consequentemente, na liderança distribuída entende-se que as responsabilidades desta podem ser mantidas por múltiplos indivíduos. Não obstante, é pouco provável que todas as responsabilidades, tais como, tomar decisões e solucionar problemas sejam compartilhadas entre todos os membros da equipe. Na verdade, essas tarefas, usualmente, são delegadas aos membros mais qualificados da equipe.
A concepção de liderança em equipe oferece uma perspectiva genuína para se estudar liderança, pois entender a dinâmica de poder dentro de uma equipe ajuda-nos a melhor compreender como os líderes podem emergir em um agrupamento coletivo. Uma vez que um líder tenha emergido numa equipe, ele pode engajar-se em comportamentos que direta ou indiretamente contribuirão para o desempenho da equipe.