
Maconha, Álcool e Trânsito
Postado em 17 de Abril de 2014 às 10:04 na categoria Psicologia do trânsito
Dirigir sob influência de drogas, sozinhas ou combinadas com álcool, é amplamente prejudicial à direção. O crescente interesse de pesquisas sobre efeitos específicos de dirigir sob efeito de drogas ilícitas, sozinhas ou combinadas ao álcool, tem revelado que diferentes parâmetros do comportamento de dirigir são afetados pelo consumo destas, e esses efeitos podem ser moderados, sinérgicos ou aditivos quando combinados com álcool. Este e maconha são duas das drogas psicoativas mais utilizadas sozinhas ou em combinação.
Assim considerando, esclarecer os efeitos interativos dessas drogas especialmente no comportamento de dirigir é crítico para reduzir as mortes, relacionadas às mesmas, nas rodovias. Com este propósito, um estudo a ser publicado na revista Accident Analysis and Prevention, em 2012, examinou os efeitos da maconha e álcool no desempenho de dirigir e identificou se alguma diferença no desempenho de ambos no comportamento de dirigir existe entre usuários regulares de maconha e os não regulares.
O estudo envolveu 80 participantes, abstêmios de maconha e álcool, que participaram em 6 condições experimentais envolvendo consumo de cigarros de maconha, contendo nenhum tetrahidrocanabinol (THC), 1,8% THC ou 3%THC junto com consumo de álcool para obter 0% de concentração de álcool no sangue (CAS), ou 0,03% ou 0,05% CAS. Destes, 40 participantes foram alocados ao grupo com maconha e baixo teor de álcool (0,03%) e os demais ao grupo com maconha e alto teor de álcool (0,05% CAS). O desempenho de dirigir, realizado num simulador de direção, foi avaliado após 20 minutos da administração da droga e as amostras sanguíneas foram coletadas antes e após dirigir.
O programa de simulação de dirigir consistia de duas partes: um módulo de dirigir durante o dia e outro a noite. Cada módulo consistia de duas tarefas: dirigir na rodovia e dirigir na cidade. Diferentes comportamentos de dirigir foram analisados, refletindo erros comuns, como colisões, adentrar as faixas de pedestres, velocidade inicial e na rodovia, distância de parada e distância mantida em relação a outro veículo a frente. Globalmente, duas pontuações foram analisadas: prejuízo no comportamento de dirigir e prejuízo em atender a sinais de trânsito.
O desempenho de dirigir foi mais prejudicado nas condições combinando álcool e maconha. Tanto o dirigir diurno, quanto noturno foram significativamente prejudicados pelo uso da maconha e foram significativamente piores com o uso regular de altas doses de maconha, com estes produzindo ainda erros de sinalização mais elevados do que usuários não regulares na condição de THC elevado.
Análises mais detalhadas também revelaram que dirigir no simulador foi significativamente comprometido nas condições com maconha e álcool combinados, particularmente nas condições noturnas. Importante é que, geralmente, usuários regulares de maconha revelam mais erros de dirigir do que usuários não regulares da mesma.