Medidas da qualidade da educação

Medidas da qualidade da educação

            Em adição às avaliações das habilidades cognitivas, programas de avaliação comparada do desempenho estudantil, tais como, PISA e similares, capturam vasta informação contextual sobre escolas, tipos de gestão, sistemas de instrução, bem como, dados socioeconômicos de cada estudante, individualmente. A motivação para isso é tornar possível uma análise global dos determinantes do desempenho educacional dentro de cada país e, extensivamente, entre nações. Em outras palavras, ao nível do aluno, fatores capturados e analisados, incluem características dos estudantes, tais como, idade, gênero, freqüência estudantil à educação básica inicial e medidas do status socioeconômico familiar, ocupação dos pais e o número de livros domésticos. Ao nível escolar, as análises incluem medidas como tamanho da classe, disponibilidade de material didático, tempo de instrução, nível de formação dos professores, localização da comunidade e fatores institucionais, tais como, supervisão por parte do professor e avaliação dos estudantes, diferentes dimensões da autonomia escolar e sua interação com medidas de gestão. Ao nível do país, os parâmetros incluídos são o produto doméstico bruto (PIB) per capita, dispêndio educacional por estudante e fatores institucionais como exames finais externos, se pública ou privada e apoio governamental médio por escola.

            Análises multivariadas, envolvendo pontuações nos testes internacionais de habilidades cognitivas de leitura, escrita e matemática e alguns dos parâmetros listados acima têm revelado resultados surpreendentes. Sumariemos alguns. Primeiramente, dados revelam que o desempenho dos estudantes depende fortemente do nível socioeconômico da família que, por sua vez, fornece indicação da mobilidade entre gerações de uma sociedade, o que parece ocorrer para a maioria dos países estudados. O número de livros domésticos que pode ser usado como indicador do nível socioeconômico da família é bom preditor do desempenho dos estudantes na oitava série, especialmente, nos escores ou pontuações de matemática e ciência. E isto parece não variar muito entre países.

            Por outro lado, medidas dos dispêndios por estudante não têm qualquer associação positiva com o desempenho médio educacional destes, independente do país analisado. Em outras palavras, no nível básico, países com alto dispêndio educacional parecem desempenhar de modo similar aos países com baixo dispêndio do mesmo. Dado interessante sobre dispêndio é observar que o mesmo tem aumentado substancialmente, em termos reais, em diferentes nações, entre os anos 1970 a 1990, mas, comparando os testes de desempenho, neste mesmo intervalo, não se constata qualquer melhoramento substancial no desempenho estudantil em qualquer um dos países analisados. Do mesmo modo, o tamanho da classe, e o tempo de permanência em sala de aula, não são variáveis que afetam, significativamente, o desempenho educacional. Todavia, a qualidade do material instrucional, bem como, dos professores e a possibilidade de as escolas terem exames finais externos são variáveis que parecem afetar o desempenho escolar. Curiosamente, as análises internacionais sugerem que os efeitos dos tamanhos da classe estão presentes apenas em sistemas com baixa qualidade docente. Fato este que acena com um problema de custo-benefício, ou seja, se o desempenho escolar é melhor servido reduzindo o número de alunos em sala ou elevando a qualidade do professor, mesmo em países onde os efeitos dos tamanhos da classe estão presentes.

            Na realidade, a despeito de variações culturais na dinâmica da gestão escolar, e nos dispêndios financeiros, comparações internacionais no desempenho estudantil servem para mostrar, categoricamente, que, dentre nossos educadores, grande é o número de crenças apoiadas, exclusivamente, no bom senso. Portanto, torna-se necessário que nossos dirigentes educacionais atentem para os reais determinantes do desempenho educacional, considerando que escores de desempenho são excelentes medidas do capital humano.

 

 

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