Não mate o mensageiro

Não mate o mensageiro

Postado em 17 de Abril de 2014 às 07:04 na categoria Educação

           Quis o destino que houvesse um rei a receber um mensageiro de terras muito distantes. O mensageiro trazia notícias de que a filha favorita do monarca estava prestes a se casar com o filho de um de seus mais antigos, e odiados, inimigos. O rei ficou tão furioso que matou o mensageiro num golpe só. Quando a guarda real foi remover o corpo, descobriu, para surpresa de todos, que o mensageiro era a própria filha do rei, totalmente disfarçada. Tardiamente, o rei entendeu que ela tinha se disfarçado na esperança de prepará-lo e minimizar suas reações agressivas, de modo que eles pudessem, eventualmente, reconciliar-se abençoadamente, pois ambos se amavam profundamente.

            De modo similar ao mensageiro, exames e testes educacionais não podem ser silenciados por cumprirem seus objetivos. Os benefícios da testagem acadêmica são inúmeros, podendo, por brevidade e clareza, serem divididos em 3 grupos: 1º) os que têm o benefício da informação usada para diagnóstico, 2º) os que têm exames padronizados para fornecer informações a serem usadas em seleção de pessoal e 3º) os que têm benefícios que ajudam a mudança de comportamentos induzidos pela presença de um teste ou exame, em especial ,os que têm consequências acadêmicas.

            No primeiro grupo, tomando como exemplo, o progresso ou problemas de um professor ou estudante. Os testes padronizados podem revelar fraquezas ou potenciais que corroboram, ou suplementam, as análises previamente obtidas pelos professores ou dirigentes educacionais. Informação para diagnóstico pode, entretanto, ser obtida de testes padronizados que, não necessariamente, têm consequências acadêmicas. Por esta e outras razões ninguém questiona ou disputa este benefício dos testes.

            No segundo grupo, os testes podem ser úteis aos empregadores e nos exames de admissão nas universidades que buscam, ambos, os melhores examinandos (pessoas que se submetem aos testes), embora estes benefícios para seleção de pessoal sejam questionados por alguns educadores que se opõem à seleção de pessoal e às admissões nas universidades, através de testes, existe uma substancia evidência empírica sustentando a existência, e significância, desses benefícios.

            No terceiro grupo, há estudos revelando que vários comportamentos mudam com a presença de exames educacionais continuamente aplicados para aferir o desempenho acadêmico. Os comportamentos que tipicamente mudam incluem aumento na motivação, por parte de estudantes, professores, administradores ou outros, assim como, a incorporação de feedback a partir dos testes, a atenção focada na tarefa em mãos e aumento da eficiência organizacional, clareza ou alinhamento de padrões, curriculum e instrução.

            No geral, inúmeros estudos indicam ganhos no desempenho acadêmico, obtidos a partir da testagem padronizada contínua. Logo, em lugar de matar o mensageiro, deve-se,primeiramente, aferir que benefício e ganho ele traz no processo educacional.

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