
O líder autêntico de nossa Câmara
É um mito comum a crença de que a liderança acontece apenas no topo. Embora seja fácil verificar líderes altamente posicionados, como, por exemplo, presidentes ou diretores executivos de grandes organizações, também ao redor de nós, pessoas comuns, é possível encontrar casos cotidianos de liderança. Os primeiros lideram suas instituições, certamente, mas seu sucesso seria duvidoso se vereadores, chefes e supervisores sob sua orientação não conseguissem liderar terceiros, que constituem outros patamares sociais ou patamares dessas mesmas instituições. Isso indica que liderança ocorre e é importante em todos os níveis, interseccionando-se entre eles também.
Um líder da Câmara Municipal de Ribeirão Preto tem-se revelado capaz de enquadrar-se na Teoria Moderna de Liderança Autêntica. Falo de Capela Novas. Sendo liderança autêntica a liderança caracterizada pelas crenças e valores que um líder emana, líderes autênticos, ao atuarem sobre suas crenças pessoais, ganham a confiança de seus seguidores porque suas ações emparelham-se com os valores requisitados pela sociedade. Líderes autênticos acreditam no que estão fazendo, e isto conduz seus seguidores a acreditarem nos mesmos. Sua crença é a crença de seu povo e vice-versa. Em meu entendimento, Capela é nobre líder por apresentar cinco aspectos fundamentais de um líder autêntico: (a) atitude positiva, (b) ética, (c) autoconsciência, (d) autoregulação e (e) modo exemplar a ser seguido.
Por atitude positiva, Capela espelha confidência, esperança, resiliência e otimismo. Mostrando confidência e fé em suas habilidades, capacita-se a realizar tudo a que se propõe, elevando, como consequência, o nível de confiança de seus seguidores, mantendo a esperança e fortalecendo a motivação daqueles que nele confiam. Além disso, é um homem público que espelha otimismo ao criar a expectativa de que tudo o que se propõe a fazer irá funcionar da melhor maneira possível.
A ética, entendida aqui como as crenças pessoais e individuais sobre o que é certo e o que é errado, é uma característica imediata de Capela. E, como essas crenças são baseadas nos valores, interesses coletivos e demandas da sociedade em que ele se insere, Capela eleva o respeito e a confiança que recebe de seus companheiros.
Capela também emana autoconsciência, característica crítica da liderança autêntica, extensão em que o líder está plenamente consciente de seus valores, identidade, emoções e motivações. Suas decisões são sempre emanadas e discutidas sobre a égide de seus valores e objetivos, visando sempre ao bem-estar coletivo. “Nós”, em Capela, é sempre a 1ª pessoa do singular, uma vez que o “Eu” seu, é sempre plural.
A autoregulação, maneira pela qual o indivíduo emparelha valores com objetivos e ações, está presente nas tomadas de decisões de Capela quando este faz plano de ações e projetos de lei considerando valores, crenças e padrões morais sociais que visem sempre o coletivo. Entretanto, se, em dadas circunstâncias, interesses particulares ou coletivos vão além dos padrões éticos e morais, ou mesmo religiosos, Capela neles não se envolve. E se, em raras exceções, ele ainda necessita dar-lhes atenção, é, tão somente, para, embasado em sérios princípios, alertar e esclarecer a terceiros sobre o que não devem fazer.
Líder autêntico, que influencia seus seguidores pelo exemplo de homem que é, ser pai de família, cidadão, homem sério, bom filho, cristão, competente, íntegro e sério o torna exemplo a ser seguido. O fato de Capela possuir, sintetizados, todos esses traços aos olhos de seus seguidores, o torna admirado como exemplo de uma pessoa que todos gostariam de ser. Em tempos tão dificultosos de nos orgulharmos de nossos políticos, Capela se destaca por sua religião e bondade, características, estas, raramente mensuradas em processos de liderança e afins.
Se um dia Capela vir a ser Presidente de nossa Câmara, além de honrá-la, em muito a dignificaria. E a comunidade ribeirão-pretana certamente dele se sentiria ainda mais orgulhosa. Capela foi, é e certamente continuará sendo o que sempre ouvi a seu respeito: um irmão.