O que é importante dentro da educação: oportunidades ou mérito?

O que é importante dentro da educação: oportunidades ou mérito?

De modo geral, todos falam que Educação é importante. Mas o que é importante dentro da Educação? Certamente, muitas variáveis são importantes nesse contexto, tais como, a qualidade da estrutura física da escola, o salário dos professores, o despêndio por aluno, a qualificação docente, o nível socioeconômico dos que a frequentam, a qualidade e atualidade da biblioteca que a integra, o número de alunos por turma, etc. O estudante, portanto, pertence a uma “turma”, que, por sua vez, integra uma série, a qual, consequentemente, está numa escola, que, finalmente, localiza-se num município. Logo, qualquer análise que se faça, envolvendo uma, ou mais, dessas variáveis, é complexa. Entretanto, uma questão que necessita ser respondida é “O que, nas escolas, pode conduzir às diferenças no comportamento acadêmico?”. Por exemplo, se as escolas forem drasticamente diferentes em sua eficiência, muito da variação no desempenho acadêmico dos diferentes estudantes poderia ser explicada pela escola que o estudante frequenta. A importante decisão a ser considerada por um pai, então, seria indicar qual escola sua criança poderia atender.

            Por outro lado, se a maior parte da variança no desempenho de um estudante pudesse ser explicada pelas classes nas quais os estudantes estão matriculados, então, a classe seria a variável mais importante. Cada classe pode ser associada com um único professor, de maneira que, o que, de fato, está produzindo a diferença no desempenho, é a qualidade do professor. Estamos discorrendo sobre isso para destacar que usando métodos estatísticos apropriados é possível avaliar a porção da variança associada com cada uma dessas variáveis. Em assim, sistematicamente, fazendo, podemos olhar para as variáveis que, de fato, afetam a educação.

            Esse estudo foi realizado, ficando, na época, conhecido como “O Relatório Coleman”, originalmente intitulado “Igualdade de oportunidades educacionais”. Apresenta, o mesmo, os resultados de um dos maiores, e mais complexos, estudos empreendidos para compreender “de onde” surgem as diferenças na Educação, isto é, seu objetivo foi avaliar como ocorria a desigualdade em tal contexto. Envolvendo dados de quatro mil escolas públicas das 1ª, 3ª, 6ª, 9ª e 12ª séries, os dados obtidos incluíram levantamentos sóciodemográficos e escores dos testes de desempenho e habilidade, bem como, levantamentos relacionados à qualidade do ensino.

            Os resultados do estudo foram divulgados em 4 de julho, feriado em que se celebra a Independência Norte-Americana, exatamente porque os investigadores, ou o Congresso Norte-Americano, queriam evitar publicidade pelo fato de os resultados não terem ido na direção por eles pretendida. O que eles esperavam era mostrar diferenças no desempenho acadêmico devido à diferenças na qualidade das escolas. Mas, o que eles encontraram, de fato, foi que 80-90% da variança total no desempenho acadêmico foi devido às características associadas com o estudante individual sendo, apenas, 10-20% podendo ser atribuído às diferenças entre escolas. Houve, também, diferenças substanciais entre escolas quando estas foram avaliadas por diferentes variáveis, mas, estas diferenças pareceram ter um efeito relativamente pequeno no desempenho acadêmico dos estudantes das mesmas. A variável importante em determinar o desempenho dentro de uma escola foi, portanto, as características dos estudantes atendendo a escola.

            Não apenas foi relativamente pequena a porção da variança no desempenho acadêmico atribuível às escolas, como a mesma diminuiu nas séries mais elevadas. Os pesquisadores, então, examinaram variáveis específicas dentro das escolas que poderiam explicar o porquê das diferenças encontradas a afetarem o desempenho acadêmico. Em geral, encontrando que, variáveis como investimento, qualidade do professor, características do corpo estudantil como um todo e outras tiveram, inesperadamente, pequenos efeitos, tais como, a qualidade do professor explicando 1% da variança do desempenho acadêmico quando características demográficas do corpo discente, por sua vez, explicaram apenas 5% dessas mesmas diferenças.

            Forte e inequivocamente, os dados revelaram que, quando comparado às características individuais dos estudantes, o efeito das diferenças nas escolas sobre o desempenho acadêmico é relativamente pequeno. Em outras palavras, o ponto inequívoco é que a maior diferença no desempenho acadêmico está dentro das diferenças internas da escola. Qual a maior fonte de diferenças dentro da escola? As características dos estudantes. Alfred Binet já tinha concluído isso quando delineou o teste de QI, ou seja, os resultados de desempenho acadêmico estão mais intimamente relacionados às características cognitivas dos estudantes do que a qualquer outra variável do ambiente educacional. Logo, fomentar inteligência é o caminho a ser procurado.

 

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