
O uso do capacete reduz mortes dos motociclistas?
Postado em 16 de Abril de 2014 às 19:04 na categoria Psicologia do trânsito
Traumatismo craniano é uma das principais causas de morte provocadas por colisões de motociclistas, explicando 70% das mortes destes. O uso do capacete é o fator mais importante na prevenção destas ocorrências, uma vez que os capacetes absorvem energia, prevenindo o traumatismo craniano. Não obstante, alguns condutores ainda hesitam em utilizá-lo, acreditando que os mesmos não são confortáveis, bem como, que seu uso, adversamente, afeta a segurança. Um exemplo? Estudo chinês revelou que, aproximadamente, 70% dos motociclistas acham que capacetes não são confortáveis; quase 40% acham que o uso do capacete impede a boa visualização que o motociclista tem do ambiente e 75% usam-nos, exatamente, para evitar as multas de trânsito.
Outros estudos examinaram mais detalhadamente os efeitos do uso do capacete sobre a visão e a audição no trânsito, concluindo que, os condutores acomodam o efeito do capacete girando suas cabeças para aumentar o campo visual, de modo que, o campo seja similar ao dos condutores sem capacetes. O limiar auditivo não foi significativamente afetado pelo uso do capacete.
Estudo recente analisou dados de motociclistas obtidos em 70 países. As variáveis analisadas foram taxas de mortes dos motociclistas por 100 mil habitantes, porcentagem de motociclistas que não usam capacete, renda per capita, a eficácia de leis de trânsito, a eficácia de leis de trânsito e diretrizes para uso de capacete ou não. Resultados mostraram que a taxa de morte correlacionada aos motociclistas foi altamente correlacionada à razão entre motociclista por pessoa e uma correlação marginal com a porcentagem de motociclista sem capacete. Além disso, esta última foi significativamente correlacionada com a eficácia da lei e com a renda per capita.
Projeções, a partir dos dados obtidos, indicam que, para cada dez por cento de aumento no uso do capacete, uma vida por 1 milhão de habitantes pode ser salva. Elevando o uso do capacete de 0 a 100%, salvar-se iria 10 vidas por 100 mil habitantes por ano. Ademais, usar capacetes que satisfaçam padrões de segurança pode reduzir a morbidade (hospitalização) e mortalidade (morte) em colisões envolvendo motociclista. Globalmente, o não uso de capacete foi o fator mais significativo afetando a taxa de morte entre motociclistas. Usar capacete reduz o risco de morte em colisões envolvendo motociclistas e, além disso, legislações apropriadas para motociclistas podem ser efetivamente apoiadas pelos programas de segurança dos motociclistas.
Tais dados claramente mostram que, a eficácia de uma lei é fator importante para a prevenção de acidentes por parte dos motociclistas.