Os desafios de estudar o Amor (17): Namoro Virtual

Os desafios de estudar o Amor (17): Namoro Virtual

          De acordo com Karin Sternberg, em Psychology of Love (2014), o namoro virtual, online, está se tornando mais e mais comum tanto entre jovens quanto entre adultos. Certamente está mudando as formas de encontro para relacionamento daquilo que era algumas décadas atrás. Há mesmo aqueles que afirmam ser a internet uma niveladora do campo de jogo entre os mais e os menos atrativos entre nós. É dito que as pessoas têm atualmente acesso à muitos namoros em potencial do que tinha antes. Mas namoro virtual realmente funciona? Em caso afirmativo, como ele funciona?       Atualmente há muitos websites de relacionamento virtual e as pessoas interessadas podem inscrever tanto nos pagos quanto nos gratuitos. Alguns deles atendem grupos específicos, como, por exemplo, pessoas buscando encontros sexuais a curto prazo. Há também serviços de encontro virtual, que visam uma grande parte da população, distinguindo-se por meio de serviços de emparelhamento particular ou pelo número de parceiros em potencial que têm acesso ao mesmo através de seu site.

          O que, em essência, esses sites oferecem aos seus usuários é acesso a encontros potenciais. De fato, há pouco tempo, a chance de um encontro normal com uma pessoa era restrito pela geografia. Você mesmo há de se lembrar que conhecia a maior parte das pessoas que viviam ao seu redor. Certamente, você encontrou sua esposa num café, ou cinema, ou trabalho, ou missa aos domingos, entre outros. Nessa ocasião, também outras pessoas viviam em lugares onde não contavam com potenciais parceiros, a saber, locais sem transporte, cidades pequenas etc, bem como, também existiam aquelas pessoa muito tímidas que não se sentiam a vontade com o sexo oposto, em nada hábeis em encontrar sua alma gêmea ou com personalidade compatível.

          Hoje esse cenário mudou. Há muito websites que oferecem encontros virtuais gratuitos, expandíveis para grande número de pessoas. Há sites que propagam terem 50 mil novos solteiros por dia, além de mais de 7 milhões de conversações ocorrendo em sua plataforma diariamente. Um site canadense muito interessante oferece três categorias distintas sobre as quais eles publicam seus perfis, dependendo se estes estão buscando um encontro sexual a curto-prazo, ou alguém para namorar, ou um relacionamento a longo-prazo. Outros websites já oferecem serviços de emparelhamento, nos quais o cliente permite ao site usar seus dados para emparelha-lo com alguém que o site afirma ser compatível para um relacionamento feliz. Um desses sites promete emparelhar seus usuários baseando-se em 29 dimensões de compatibilidade, visando encontrar parceiros que sejam os mais verdadeiramente corretos para determinados perfis. No caso, muitos sites podem requerer algumas informações básicas do cliente, tipo idade, imagem corporal, peso, altura, cor de olhos e cabelos etc. Além disso, também podem requerer informações sobre interesses e hobbies, ocupação e salário, além de informações relacionadas a status civil e se tem ou não crianças.

            Estudiosos têm encontrado que aproximadamente 80% dos participantes de sites de namoro registram algumas informações inacuradamente. Algumas dessas informações são pequenos erros e provavelmente não podem ser detectados quando os participantes se encontrarem pessoalmente. Por exemplo? Os homens têm tendência a exagerar a própria altura, enquanto as mulheres tendem a registrar um peso inferior ao real. Em outros sites há possibilidade de se especificar as qualidades que você gostaria que o parceiro tivesse. Além disso, há também aqueles sites que aceitam que você divulgue fotos de si próprio. No caso, embora isso não seja obrigatório, estudiosos afirmam que as pessoas que postam fotos têm muito mais visitas do que aquelas que não o fazem. Outros sites, ainda, permitem ao usuário filtrar resultados usando diferentes categorias, tais como, idade, status do relacionamento e hobby. Outros permitem que sejam enviadas mensagens instantâneas rápidas e e-mails comuns. Outros, ainda, permitem dizer quando o parceiro não está interessado no que lhe está sendo oferecido clicando “Muito obrigado. Não quero”.

            Os sites que oferecem serviços de emparelhamento permitem fazê-lo usando variadas dimensões para tal. Algumas dessa dimensões incluem traços centrais do cliente que, supostamente, permanecem estáveis durante a vida, bem como, atributos vitais baseados nas experiências de aprendizagem e que podem mudar. Para exemplificar, ilustramos quatro traços centrais que um famoso website de relacionamento costuma utilizar para fazê-lo: temperamento emocional (que envolve auto-conceito, status emocional, energia, paixão); estilo social (que envolve caráter e gentileza, dominância, sociabilidade, autonomia, adaptabilidade); modo cognitivo (que envolve intelecto, curiosidade, humor e paixão artística); e fisicalidade (que envolve energia, paixão, vitalidade, segurança, iniciativa e aparência). Há também três atributos vitais, que são: habilidades de relacionamento (estilo de comunicação, manejo emocional, resolução de conflito), valores e crenças (espiritualidade, objetivos familiares, tradicionalismo, ambição e altruísmo), experiências-chave (história familiar, status familiar, educação).

            Considerando todas essas dimensões, tal website de relacionamento, ou de namoro virtual, acredita que a compatibilidade supostamente ajuda a encontrar uma companhia, com a qual a pessoa teria um relacionamento romântico bem-sucedido, por muitos anos vindouros. Finalmente, há websites que oferecem testagem genética, os quais, baseando-se nessas informações complementa-as com indicadores de hormônios sexuais e neurotransmissores, que resultariam em a) uma probabilidade aumentada de formar um relacionamento bem-sucedido e duradouro; b) uma satisfação sexual mais elevada; e c) altas taxas de fertilidade. Considerados em conjunto, todos esses websites, independentemente dos indicadores que eles fazem uso, supõem que, se a pessoa preenche os perfis pessoais, e questionários, por eles requeridos, eles serão hábeis em emparelhar você com outros, os quais você provavelmente teria um relacionamento durável e feliz.

Compartilhar: