Os desafios de estudar o Amor (18): Namoro Virtual versus Namoro Convencional

Os desafios de estudar o Amor (18): Namoro Virtual versus Namoro Convencional

 

            De acordo com Karin Sternberg, em Psychology of Love (2014), aponta que há algumas diferenças entre o namoro virtual e o namoro convencional. De fato, quando você busca um namoro virtual você tem acesso a um grande número e, algumas vezes, a uma quantidade enorme de encontros potenciais que você não teria possibilidade de ter em sua cidade e, usualmente, encontrar em seu cotidiano. Alguns websites de encontros online têm milhões de membros cujos perfis você pode rapidamente vasculhar. Ademais, quando você se engaja em relacionamentos online, você pode previamente conhecer os perfis de seus potenciais parceiros, o que não aconteceria se o relacionamento fosse no mundo real. Devido a isso, antes de contatar qualquer pessoa, você pode previamente conhecer quais dos potenciais parceiros poderiam se emparelhar às suas preferências, considerando indicadores como, por exemplo, tamanho ideal da família, atitude e interesses, salário, educação e muitos outros.

            Todas as coisas que você aprenderia sobre alguém, cada uma por vez e muito lentamente no mundo real, você poderia conhecer muito mais rapidamente no mundo da internet. Tão logo você decida com quem manter o relacionamento, as maneiras de se relacionar também podem variar. Comum simples clique em seu mouse, você pode enviar uma mensagem pessoal para esta pessoa. Você pode, também, enviar mensagens instantâneas ou iniciar um videochat com a mesma. Logo em seguida, as pessoas mudam suas conversações para fora do website do namoro muito rapidamente, iniciando conversações por mail, pelo celular ou por whatsapp de forma a se conhecerem muito melhor. Em continuidade, os prováveis parceiros alcançam um ponto onde eles acabam se encontrando pessoalmente e, em assim correndo, as diferenças entre namoro online e namoro convencional começam a desaparecer.

            Nesse ponto, importa questionar se um namoro online é melhor que um namoro convencional. Exploremos um pouco essa ideia. Uma das grandes diferenças é que, ao invés de ficar restrito ao seu ambiente imediato, você teria acesso a milhares, quando não milhões, de outras pessoas solteiras. Mas será que tendo um número tão grande de escolhas, as pessoas conseguem, realmente, tomar as melhores decisões ou terem uma melhor chance de achar sua alma gêmea? Na análise da Dra. Karin Sternberg, quando uma pessoa é confrontada com diferentes perfis, a partir do qual ela deve escolher com quem contatar, ela acaba comparando os seus potenciais parceiros um com o outro. Isto é diferente de encontrar num bar alguém que você possa estar interessado, pois provavelmente você não compara essa pessoa com outra. Ao comparar perfis, o perigo que ocorre é que as pessoas se concentram nas características facilmente acessíveis e nos atributos que elas entendem ser importantes num parceiro. Todavia, as características rapidamente focadas podem não ser aquelas que realmente importam ao iniciar e manter um relacionamento satisfatório. Karin Sternberg acrescenta que estudos mostram que as pessoas não são hábeis, em geral, para dizer quais fatores mais influenciam sua felicidade.

            Por sua vez, alguns sites de encontro, particularmente aqueles que oferecem serviços de emparelhamento, podem fornecer acesso a um número muito limitado de parceiros potenciais. Parte do apelo do relacionamento online, para muitas pessoas, é que eles têm acesso a um número muito grande de prováveis pessoas solteiras. Quando confrontadas com muitos perfis, elas podem sofrer de uma sobrecarga de informação, pois comparar tantos perfis toma tempo e esforço e, como consequência, erros cognitivos relacionados na escolha de potenciais parceiros podem ocorrer com frequência, devido ao grande número de opções disponíveis. Em contraste, pessoas que acreditam não terem muitas opções e cujo acesso aos parceiros em potencial é limitado, são mais prováveis de verem seus prováveis parceiros através de lentes cor de rosa.

            Uma vez que uma pessoa escolheu focar alguém, ou algumas pessoas em particular, online, o processo de se comunicar com elas eletronicamente se inicia. Esse processo novamente difere da comunicação face a face imediata com o futuro parceiro, que poderá ser encontrado no mundo real. Finalmente, muitos serviços de encontros online prmetem emparelhar pessoas com outras que lhes são muito similares àquela. Mas essa abordagem também é problemática. É verdadeiro que muitos preditores do sucesso de um relacionamento são desconhecidos até que os parceiros estejam juntos. Dessa forma, muitos websites de namoro virtuais precisam necessariamente serem complementados por interações reais.

 

Compartilhar: