Percepção de perigo por motociclistas

Percepção de perigo por motociclistas

        Percepção de perigo tem sido descrita como a única habilidade de alta ordem que pode predizer, confiavelmente, as colisões com motos. Ela é usualmente descrita como a habilidade para entender e antecipar eventos futuros nas rodovias. As habilidades de percepção de perigo incluem a detecção do perigo, a avaliação da ameaça perigosa, a seleção de uma resposta apropriada e a implementação da resposta. Não obstante sua importância, há número limitado de estudos mensurando a percepção de perigo em motociclistas, além de pouca evidência de investigações demonstrando alguma habilidade específica do motociclista que aumenta com a experiência de dirigir motos. Para preencher esta lacuna, um estudo, a ser publicado no periódico Accident Analysis and Prevention (2012), tentou verificar se, na perspectiva do motociclista, a experiência de dirigir conduz, realmente, a uma melhoria na habilidade de percepção de perigo.

            Para isso, 61 motociclistas tomaram parte do estudo. Destes, vinte foram considerados recém-motociclistas, além de todos serem, legalmente, habilitados nos últimos doze meses e 21 serem classificados como motociclistas experientes em, pelo menos, dirigir moto nos últimos três anos. Os outros 21 participantes foram classificados como motociclistas avançados, pois além de serem legalmente habilitados, também tinham sido aprovados em teste de direção avançada nos últimos três anos. Para todos eles foram apresentados 14 vídeo-clipes que configuravam um motociclista se movendo, a partir da própria perspectiva. Cada vídeo durava, em média, 22 segundos, contendo um perigo definido por um grupo de motociclistas “experts”. Um exemplo dos clipes trata de um carro, vindo de uma pista à esquerda, “cortando” a frente de um motociclista.

            Aos participantes foram dadas instruções escritas considerando o teste de percepção de perigo, bem como, informações da natureza do vídeo-clipe. O perigo foi definido como qualquer objeto, ou evento, que requisessem uma forma de manobra emergencial, tais como, virar a direção ou brecar a fim de evitar uma colisão. Além disso, a eles foi solicitado pressionar a barra de espaço do teclado de um computador tão logo o perigo ocorresse.

            Os tempos de reação aos perigos revelaram que os motociclistas avançados foram os mais rápidos, enquanto os experenciados foram os mais lentos em responder aos perigos, com os recém-habilitados situando-se entre ambos. Ademais, motoristas avançados, considerando mais as causas dos perigos do que os recém-motociclistas, fizeram mais atribuições internas, ou seja, responsabilizaram, a si próprios, por falhas ocorridas. Este padrão de resultados demonstra uma conexão entre treinamento avançado e habilidade em perceber perigos pelos motociclistas. Portanto, treinamento avançado aos motociclistas certamente trará grandes benefícios para a percepção de perigos no trânsito.

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