A prática da liderança autêntica

A prática da liderança autêntica

             A abordagem prática da liderança autêntica envolve exemplos da vida real e literatura específica que foquem seu treino e desenvolvimento. Nesse sentido, livros e programas sobre liderança autêntica são muito populares, atualmente, pois, as pessoas estão interessadas nos fundamentos e princípios deste tipo de liderança. Especificamente, elas querem conhecer quais são os passos a serem seguidos para se tornarem líderes autênticos. Uma fórmula prática para isso envolve orientações e guias de como fazer a liderança, focalizando as ações do líder, a liderança de equipes ou de uma organização num contexto específico. A premissa moral subjacente a este enfoque é que os líderes devem fazer o que é certo. Neste caso, a liderança inclui conhecer e atuar sobre o quê é verdadeiro para o líder (autenticidade) em sua organização e no mundo. Nesta caso, o desafio dos líderes é distinguir entre ações autênticas e não autênticas para, então, comprometer-se com as autênticas, excluindo as que não o são.

            Diagnosticar e resolver problemas organizacionais, a abordagem prática na liderança autêntica supõe um modelo em forma de uma roda, composta de seis componentes. No topo desta estão seu significado, missão e poder; na base, estrutura, recursos e existência. O centro da roda é rotulado de preenchimento e representa a completude do processo. Considerando este modelo, o processo de diagnóstico e solução de problemas organizacionais requerem, usualmente, dois passos: 1º) localizar o problema na roda de diagnóstico e 2º) selecionar, estrategicamente, uma resposta apropriada ao problema.

            Para o primeiro passo, é necessário avaliar os empregados e suas preocupações organizacionais. Baseando-se nesta avaliação, os líderes podem identificar, na roda de ações, a preocupação real da organização. Por exemplo, se os empregados fazem comentários do tipo “Nós estamos perdidos” ou “Ninguém se preocupa com nada aqui”, então preocupação pode ser diagnosticada como um problema relacionado à missão. Se dizem “Nós estamos sobrecarregados” ou “Nós não podemos realizar o que eles estão querendo que nós façamos”, suas preocupações podem ser diagnosticadas como recursos na roda de ações. Embora haja uma variedade de possíveis problemas dentro de um grupo ou organização, a roda de ações da liderança autêntica fornece uma estrutura que permite aos líderes categorizar as várias preocupações dos empregados nas áreas acima mencionadas.

            O segundo passo envolve selecionar a resposta apropriada ao problema, a qual pode ser baseada no modelo da roda da liderança autêntica. Todavia, nesta fase do processo, a roda é usada prescritivamente, isto é, para recomendar um curso particular de ação. Após um problema ser identificado, a roda é usada para encorajar os líderes a explorarem explicações alternativas para o problema e para selecionar uma resposta baseada naquela informação. Por exemplo, se os empregados parecem estar intrigados com aspectos relacionados ao poder, e com quem está no controle, os líderes podem prestar atenção à missão da organização e às metas e objetivos das pessoas envolvidas. De modo similar, se os empregados levantam questões sobre o significado de um programa particular, os líderes podem querer localizar a existência porque suas preocupações podem estar na história e identidade que subjaz ao programa. Em outras palavras, o modelo da roda é usado para explorar as várias respostas possíveis ao problema e selecionar a resposta que mais se aproxima para resolver a questão. Portanto, líderes autênticos centram-se em problemas reais, ou seja, contextualizados o mais realisticamente possível.

            Assim considerando, este enfoque requer que os líderes sejam autênticos ou verdadeiros para si próprios, bem como, para sua organização e seu mundo. E que baseiem suas ações sobre o quê está, realmente, ocorrendo na situação.

 

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