
A prática da liderança autêntica
A abordagem prática da liderança autêntica envolve exemplos da vida real e
literatura específica que foquem seu treino e desenvolvimento. Nesse sentido,
livros e programas sobre liderança autêntica são muito populares, atualmente,
pois, as pessoas estão interessadas nos fundamentos e princípios deste tipo de
liderança. Especificamente, elas querem conhecer quais são os passos a serem
seguidos para se tornarem líderes autênticos. Uma fórmula prática para isso envolve
orientações e guias de como fazer a liderança, focalizando as ações do líder, a
liderança de equipes ou de uma organização num contexto específico. A premissa
moral subjacente a este enfoque é que os líderes devem fazer o que é certo. Neste
caso, a liderança inclui conhecer e atuar sobre o quê é verdadeiro para o líder
(autenticidade) em sua organização e no mundo. Nesta caso, o desafio dos
líderes é distinguir entre ações autênticas e não autênticas para, então, comprometer-se
com as autênticas, excluindo as que não o são.
Diagnosticar e resolver problemas
organizacionais, a abordagem prática na liderança autêntica supõe um modelo em
forma de uma roda, composta de seis componentes. No topo desta estão seu
significado, missão e poder; na base, estrutura, recursos e existência. O
centro da roda é rotulado de preenchimento e representa a completude do
processo. Considerando este modelo, o processo de diagnóstico e solução de
problemas organizacionais requerem, usualmente, dois passos: 1º) localizar o
problema na roda de diagnóstico e 2º) selecionar, estrategicamente, uma resposta
apropriada ao problema.
Para o primeiro passo, é necessário
avaliar os empregados e suas preocupações organizacionais. Baseando-se nesta
avaliação, os líderes podem identificar, na roda de ações, a preocupação real
da organização. Por exemplo, se os empregados fazem comentários do tipo “Nós
estamos perdidos” ou “Ninguém se preocupa com nada aqui”, então preocupação
pode ser diagnosticada como um problema relacionado à missão. Se dizem “Nós
estamos sobrecarregados” ou “Nós não podemos realizar o que eles estão querendo
que nós façamos”, suas preocupações podem ser diagnosticadas como recursos na
roda de ações. Embora haja uma variedade de possíveis problemas dentro de um
grupo ou organização, a roda de ações da liderança autêntica fornece uma
estrutura que permite aos líderes categorizar as várias preocupações dos
empregados nas áreas acima mencionadas.
O segundo passo envolve selecionar a
resposta apropriada ao problema, a qual pode ser baseada no modelo da roda da
liderança autêntica. Todavia, nesta fase do processo, a roda é usada
prescritivamente, isto é, para recomendar um curso particular de ação. Após um
problema ser identificado, a roda é usada para encorajar os líderes a
explorarem explicações alternativas para o problema e para selecionar uma
resposta baseada naquela informação. Por exemplo, se os empregados parecem
estar intrigados com aspectos relacionados ao poder, e com quem está no
controle, os líderes podem prestar atenção à missão da organização e às metas e
objetivos das pessoas envolvidas. De modo similar, se os empregados levantam
questões sobre o significado de um programa particular, os líderes podem querer
localizar a existência porque suas preocupações podem estar na história e
identidade que subjaz ao programa. Em outras palavras, o modelo da roda é usado
para explorar as várias respostas possíveis ao problema e selecionar a resposta
que mais se aproxima para resolver a questão. Portanto, líderes autênticos
centram-se em problemas reais, ou seja, contextualizados o mais realisticamente
possível.
Assim considerando, este enfoque
requer que os líderes sejam autênticos ou verdadeiros para si próprios, bem
como, para sua organização e seu mundo. E que baseiem suas ações sobre o quê
está, realmente, ocorrendo na situação.