Quais são os comportamentos do líder de sucesso?

Quais são os comportamentos do líder de sucesso?

Além dos traços que podem levar a uma liderança bem-sucedida, pesquisadores decidiram verificar quais comportamentos de um líder respondem por seu sucesso. Para isso consideraram quatro amplas categorias de comportamento: 1ª) consideração, 2ª) iniciação de estrutura; 3ª) participação e 4ª) comportamento dirigido para mudança. Por sua vez, outros pesquisadores têm investigado comportamentos mais específicos, tais como, papel modelo e feedback. Vamos a eles.

A consideração envolve um líder mostrar preocupação em relação ao bem-estar de seus subordinados. Nesse caso, os líderes mostram apreciação dos trabalhos de seus liderados, bem como, ajuda na elevação da autoestima dos mesmos tratando-os bem e trabalhando para fazê-los sentirem-se bem na organização. Líderes que manifestam comportamento de consideração são orientados para interações confiáveis. Por outro lado, líderes que fracassam em considerar seus subordinados criticam-os publicamente, não respeitando seus sentimentos e colocando-os em situações desconfortáveis.

A iniciação de estrutura envolve um líder planejar e organizar as atividades de trabalho de um grupo. Nesse caso, o líder que inicia a estrutura da tarefa, arranja e mantém padrões de trabalho, estabelece os prazos, as regras de comunicação e decide como este será feito. São, numa palavra, líderes orientados para tarefas, ao contrário dos que estabelecem interações com funcionários.

A participação envolve o líder que agrega seus funcionários em importantes tomadas de decisão, bem como, que pratica a supervisão de tarefas. Em outras palavras, é o líder que guia discussões e garante que a discussão seja construtiva, além de se interessar que o grupo se envolva nas soluções de problemas. Importa, todavia, que se deixe claro que este tipo de líder é, ainda, o responsável pelo que o grupo decide, embora o grupo esteja mais envolvido com o processo de decisões.

O comportamento dirigido para mudança envolve que os líderes sejam direcionados em encorajar e facilitar mudanças nas organizações. Não há espaço, atualmente, para organizações que não sejam competitivas e que não criam, continuamente, processos, produtos e serviços atualizados e criativos.

Dentre os comportamentos específicos, papel modelo e feedback em trabalhos de equipe e em desenvolvimento de projetos, são muito relevantes. O papel modelo ajuda os líderes a estabelecerem um bom clima de trabalho organizacional. O desempenho no trabalho é enriquecido quando os funcionários percebem que o ambiente de trabalho, ou clima, é suportivo. Em geral, quando funcionários se sentem seguros e apoiados, estes trabalham melhor. O feedback ocorre quando os líderes que trabalham com projetos de equipe ajudam a orientar seus empregados na direção correta, avaliando e fornecendo feedback construtivo e reforçando as tarefas bem-feitas.

Esclarecidos e exemplificados os casos essenciais, cumpre lembrar que outros dois comportamentos, não menos importantes, também foram identificados. São eles: suporte e promoção. No suporte, líderes permitem que seus empregados tenham tempo e recursos suficientes para completarem suas tarefas. Na promoção, líderes mostram entusiasmo para que um projeto ganhe apoio dentro de um conjunto de outros projetos que a organização tem interesse. Em outras palavras, o líder deve mostrar o impacto positivo dos projetos encabeçados por sua equipe.

Tendo visto diferentes traços, habilidades e comportamentos, iremos considerar, nos próximos manuscritos, os seguidores e os fatores situacionais da liderança.

Compartilhar: