
Quais traços são importantes para líderes de sucesso?
Traços são características de uma pessoa que descrevem o que esta pensa, bem como, sua personalidade, motivação e como ela lida com os outros. Ao longo de sua história, o estudo da liderança tem focalizado vários traços que parecem ser importantes para a liderança bem sucedida ao redor do mundo. Esses traços podendo ser agrupados em três grandes conjuntos: traços cognitivos, de personalidade e interpessoais. Neste manuscrito vamos sumariar apenas os cognitivos e nos próximos dois, os demais conjuntos de traços.
Os traços cognitivos, tais como, sabedoria ou inteligência, são características da habilidade de uma pessoa para pensar ou de seu estilo de pensamento. Vejamos com mais detalhes. Inteligência é um traço muito importante para os líderes. Os líderes devem desempenhar tarefas complexas e entender a engenhosidade organizacional, bem como, seus processos e produtos. Devem, também, relembrar grande quantidade de informação, bem como, serem hábeis em usá-la e recuperá-la rápida e eficientemente. Ainda, um alto nível de inteligência é também necessário para muitos outros traços importantes, bem como, para habilidades de comportamento, requisitados, que são, para serem bem-sucedidos.
A sabedoria, nos últimos anos, é um dos traços mais investigados. Depreende-se desses estudos que sabedoria envolve o uso bem sucedido da inteligência, criatividade e experiência. Há quatro componentes para a sabedoria: 1) buscar alcançar o bem comum, 2) equilibrar os próprios objetivos aos de outros e aos da organização, 3) considerar tanto os elementos de curto quanto os de longo prazo de uma situação em que a liderança ocorre, e 4) adaptar e modelar o próprio ambiente.
Para serem bem-sucedidos, os líderes sábios reconhecem que há vários conjuntos de objetivos operando em qualquer situação, o que, portanto, os fazem atuar visando ao equilíbrio desses objetivos e interesses em suas ações e planejamentos. Quando os líderes não têm sucesso, isto ocorre porque eles ignoraram os interesses de um, ou mais parceiros. Interesses, estes, que deveriam ser levados em consideração. Exemplo? O caso recente de desfalque na Petrobrás. Um resultado muito interessante nessa temática mostra que os líderes organizacionais exibem mais sabedoria do que as pessoas que não estão em posição de liderança.
Por fim, tratemos da expertise. Trata-se de um profundo entendimento de área, ou situação, específica. Originando-se de experiência, quanto mais experiência uma pessoa tem em determinada área, mais provavelmente ela se tornará um expertise na mesma. Líderes devem ter expertise numa área organizacional específica, na qual sirvam como exemplo. Pesquisadores que investigaram tal traço, registram que expertise é altamente associada com o desempenho da equipe do líder.
Expertise no domínio de trabalho específico é importante por várias razões. Líderes devem entender muito bem o trabalho antes de planejarem atividades e distribuir recursos que seus subordinados necessitam para realizá-las. Do contrário, em domínio especializado, seus seguidores nele não confiarão, tampouco o verão como elemento valioso à equipe. Logo, os seguidores serão menos prováveis de seguir a direção indicada por este. Ademais, sem a necessária expertise, líderes não serão hábeis em fornecer aos seus subordinados direção e feedback sobre progressos referentes às tarefas e objetivos a serem realizados.
É certo que as organizações também podem usar alguns desses traços para desenvolver e contratar seus empregados. Entretanto, os traços cognitivos devem ser vistos em conjunto com os traços de personalidade e interpessoais. Sobre isso falaremos nos próximos artigos.