
Questões sobre Avaliação Educacional (I)
Muitas pessoas questionam avaliações educacionais. Mas suas críticas, frequentemente, demonstram falta de conhecimento sobre as potencialidades e as limitações dos testes. Atualmente, avaliações são parte crítica do processo educacional em todo o mundo. O processo avaliativo é complexo, envolvendo conceitos científicos e psicológicos, de difícil acesso aos leigos. Esta complexidade, em parte, fomenta a desconfiança sobre a avaliação educacional. Muitas pessoas nãp gostam de ser avaliadas e, para muitas delas, os resultados, consistentemente, trazem más notícias. Por estas razões, avaliações educacionais tornam-se, invariavelmente, alvo de críticas populares.
Acredito nas avaliações que, se desenvolvidas adequadamente, e aferidas e interpretadas, podem melhorar as instruções e ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos. Não obstante, entendo que muitos não veem as coisas como eu vejo. Há problemas fundamentais com muitas das críticas porque o público, em geral, tem pouco conhecimento das qualidades de uma boa avaliação. Parece que muitas das críticas sobre as avaliações são baseadas em meias-verdades. Admito que há boas e más avaliações. Também reconheço que, algumas vezes, boas avaliações são colocadas para mau uso. Distinguir, portanto, entre o uso apropriado e inapropriado das avaliações não é fácil. Para fazer isso, apropriadamente, deve-se perguntar as coisas corretas, mas, questões certas já, frequentemente, não o são. Apenas após considerar estas questões podem-se formar opiniões inteligentes sobre a qualidade e a adequação das avaliações.
Há, pelo menos, 6 questões que são criticamente importantes para que entenda a qualidade das avaliações, mas, as quais, são, raramente, perguntadas. Estas questões são: “O que é uma avaliação padronizada?”, “Qual a diferença entre uma avaliação baseada em normas e outra baseada em critérios?”, “O que é fidedignidade?”, “O que é validade?”, “Como são as pontuações de aprovação estabelecidas numa avaliação?” e “Como se pode obter mais informações sobre uma avaliação?”. Respostas a estas questões devem ser bem entendidas para, apropriadamente, criticar uma avaliação particular voltada a um propósito particular. Responderemos estas indagações mais adiante.