
Questões sobre Avaliação Educacional (III)
Esclarecer “Como as pontuações para aprovação são estabelecidas numa avaliação e teste” e “Como e onde eu posso conhecer mais sobre avaliações ou testes?” constituem aspectos pouco questionados por aqueles que criticam testagens. Pessoas que se submetem a testes (examinandos) ficam excitados quando são aprovados no mesmo, bem como, irritados quando são reprovados. Todavia, as pontuações para aprovação (nota de corte) são surpreendentes, pois a questão de como tal nota foi determinada raramente é questionada. Estabelecer um anota de corte em um teste talvez seja o problema mais difícil no processo de testagem. Não importa qual método seja usado, alguns examinandos que são competentes serão reprovados e outros, nem tanto competentes, serão aprovados. O objetivo em determinar uma nota de corte é minimizar estes dois tipos de erros.
Numa avaliação e teste, as pontuações para aprovação são determinadas por uma comissão. Especialistas, com diferentes pontos de vista, são reunidos para esmiuçar todas as questões dos testes e fazerem julgamentos considerando o desempenho provável de examinandos competentes em cada questão. Esses julgamentos são discutidos globalmente e, com freqüência, estatísticas, sumariando o desempenho dos examinandos em cada item, são usadas para compor o processo. As notas de corte usadas neste processo são consideradas preliminares e, posteriormente, ajustadas, usando análises quantitativas que tentam validar o padrão, baseando-se em conseqüências sociais e políticas.
Por sua vez, testes podem ser confusos e, algumas vezes, com direções confusas. Outras vezes, o processo todo é confuso. Padrões profissionais para testagem requerem que os construtores de testes forneçam documentação para que as partes interessadas considerem o que o teste mede, como o teste foi desenvolvido, como completar o teste e como interpretar as pontuações dos mesmos. Além disso, estes padrões requerem que os construtores de testes forneçam evidência da validade e fidedignidade deles em relação ao propósito sendo testado ou avaliado.
Assim considerando, quanto mais pessoas se envolvem no desenvolvimento de um teste, e no processo de monitoração da construção do mesmo, mais rapidamente podemos acelerar o processo de fazer nossos testes, ou avaliações, mais válidos e úteis. Portanto, não tenha receio do Enem, da Prova Brasil, da Fuvest, Vunest e similares. Faça-os, comparando seu desempenho com o de seus pares. Agora, esqueça os testes e pense na sua altura. Meça-a e compare com seus pares. Serão diferentes, é certo. Mas tal diferença é natural e não desabona ninguém.