Realidade virtual para dor persistente

Realidade virtual para dor persistente

Postado em 17 de Abril de 2014 às 10:04 na categoria Avaliação da dor

              Pesquisas recentes indicam que realidade virtual (RV) imersiva pode ser usada como uma ferramenta para tratamento de dor aguda. Por exemplo, intervenções comportamentais baseadas em RV têm sido usada para amenizar a dor aguda entre indivíduos que se submetem a procedimentos dolorosos, endoscopias urológicas, terapia física, tratamento de queimaduras e dor experimental em voluntários saudáveis. De fato, um conjunto de dados sugere que RV está se tornando uma ferramenta promissora para ajudar a reduzir a dor aguda, pois intervenções nela baseadas têm sido desenvolvidas como intervenções agregadas, designadas para distrair pacientes da dor aguda que não responde às abordagens convencionais, tais como, medicamentos opioides. A ideia subjacente para o uso da distração baseada em RV para dor aguda é que pelo fato de a dor requer atenção consciente, RV chama a atenção para um mundo gerado pelo computador, deixando menos atenção disponível ao processo indicativo de sinais de dor. As abordagens baseadas em RV podem ser subdivididas em três grandes agrupamentos: RV para distração, RV para padrões de movimentos relacionados a dor e integrando RV com outras intervenções comportamentais.

            No primeiro caso, RV pode ser particularmente útil para indivíduos com dor persistente que têm dificuldade para divergir sua atenção da dor sentida no momento ou desengajar sua atenção da dor vindoura. RV pode enriquecer o nível de imersão num ambiente distrativo e isso ocorre mesmo quando um indivíduo está experenciando dor. No segundo caso, um dos grandes desafios de viver com dor persistente é que a dor usualmente aumenta quando um paciente move a área corporal dolorida. O aumento na dor que ocorre durante o movimento pode ser substancial e levar os pacientes a evitarem e tornarem-se receosos de fazer atividades diárias como caminhar ou transferir-se de uma posição para outra. RV potencialmente fornece uma maneira de expor pacientes a movimentos que eles podem evitar por causa de dor ou receio. Pode-se, também, mover, facilmente, um ambiente de uma RV para outra, permitindo, portanto, exposições amplas e variadas a muitos diferentes desafios. Além disso, a tecnologia RV pode ser usada para simular movimentos de partes específicas do corpo que o paciente é incapaz de controlar ou evitar. Há pesquisas sugerindo que RV pode ser também usada para tratar pessoas com fibromialgia que experienciam dor durante movimento.

           No terceiro caso, RV pode ser combinada com outras intervenções comportamentais que estão sendo correntemente usadas para tratar dor persistente. A intervenção comportamental que tem recebido muita atenção na pesquisa envolvendo RV é a hipnose. A RV pode ser benéfica para pacientes que fracassam em responder aos tratamentos convencionais como meditação ou hipnose. Assim considerando, RV pode, num futuro próximo, se constituir em fácil ferramenta no tratamento de pacientes com dor persistente.

Compartilhar: