
As redes sociais do líder
A liderança ocorre num contexto social e
por isso o conjunto o tipo de relações que o líder possui, influenciará a
eficácia e a eficiência de seu processo de liderança. Além disso, a maneira com
que o líder pensa, ou concebe, sua rede social desempenha um papel crítico na
eficácia da liderança. Há três conceitos
fundamentais nas redes sociais do processo de liderança. Primeiro, há as
relações entre diferentes indivíduos, grupos e organizações, quando opostas
àquelas que envolvem apenas o indivíduo. Segunda, o comportamento humano não
ocorre num vácuo; ele ocorre dentro de um contexto de relacionamentos sociais.
Assim, é inapropriado entender o comportamento de um indivíduo sem considerar
sua rede social. O terceiro é a ideia de que as relações são fontes valiosas
conhecidas como capital social. Conhecer
as pessoas certas – tendo capital social- pode ajudar os líderes de vários
modos, tais como, fornecer informações, permissão, recursos e muitas outras coisas.
Estudos acerca da liderança sugerem três
diferentes tipos de redes sociais: a rede pessoal, a rede organizacional e a
rede inter-organizacional. A rede pessoal representa as conexões imediatas que
o líder tem com outros. Para ser eficaz, um líder deve manter relações com uma
variedade de diferentes pessoas. Tendo relacionamentos com diferentes tipos de
pessoas permitirá ao líder obter diferentes tipos de informações e recursos.
Todavia, ter relações com diferentes tipos de pessoas é muito mais fácil de
dizer do que fazer. A maioria das pessoas tende a desenvolver relações com
aqueles que são mais similares a elas.
A eficácia e eficiência do líder dependerão
não apenas de suas relações, mas também, de quão bem ele entende as relações
entre outros na organização. É benéfico para o líder não apenas entender as
relações de outros no grupo, mas também, na organização como um todo. O líder necessita reconhecer a quem recorrer
na organização para ajuda-lo em diferentes problemas específicos ou como certos
indivíduos compartilham interesses, valores e habilidades. O líder pode
encorajar a formação de relações, as quais podem ajuda-lo a desempenhar melhor
e, também, servir melhor à organização. Neste contexto, o líder pode querer que
os liderados em seu grupo de trabalho desenvolvam relações com outros com
conhecimento ou habilidades similares.
O outro tipo de rede social envolve relações fora da organização do
líder, que podem ser cruciais para o seu próprio desempenho quanto da
organização. Este tipo de rede social é rotulada como rede
inter-organizacional. Desenvolver conexões com outras organizações ou com
líderes externos pode ajudar um líder compartilhar informações ou formar
alianças. O líder deve também estar consciente de outras conexões das pessoas
com importantes figuras fora da organização. Esta compreensão pode ser usada
como uma importante e vantajosa aliada.
As redes sociais são importantes, mas
apenas ter relações com outras importantes figuras não é suficiente. Os líderes
devem entender também como suas redes sociais, bem como, outras redes sociais
que os rodeiam são arranjadas.