As redes sociais do líder

As redes sociais do líder

     A liderança ocorre num contexto social e por isso o conjunto o tipo de relações que o líder possui, influenciará a eficácia e a eficiência de seu processo de liderança. Além disso, a maneira com que o líder pensa, ou concebe, sua rede social desempenha um papel crítico na eficácia da liderança.  Há três conceitos fundamentais nas redes sociais do processo de liderança. Primeiro, há as relações entre diferentes indivíduos, grupos e organizações, quando opostas àquelas que envolvem apenas o indivíduo. Segunda, o comportamento humano não ocorre num vácuo; ele ocorre dentro de um contexto de relacionamentos sociais. Assim, é inapropriado entender o comportamento de um indivíduo sem considerar sua rede social. O terceiro é a ideia de que as relações são fontes valiosas conhecidas como capital social. Conhecer as pessoas certas – tendo capital social- pode ajudar os líderes de vários modos, tais como, fornecer informações, permissão, recursos e muitas outras coisas.

     Estudos acerca da liderança sugerem três diferentes tipos de redes sociais: a rede pessoal, a rede organizacional e a rede inter-organizacional. A rede pessoal representa as conexões imediatas que o líder tem com outros. Para ser eficaz, um líder deve manter relações com uma variedade de diferentes pessoas. Tendo relacionamentos com diferentes tipos de pessoas permitirá ao líder obter diferentes tipos de informações e recursos. Todavia, ter relações com diferentes tipos de pessoas é muito mais fácil de dizer do que fazer. A maioria das pessoas tende a desenvolver relações com aqueles que são mais similares a elas.

    A eficácia e eficiência do líder dependerão não apenas de suas relações, mas também, de quão bem ele entende as relações entre outros na organização. É benéfico para o líder não apenas entender as relações de outros no grupo, mas também, na organização como um todo.  O líder necessita reconhecer a quem recorrer na organização para ajuda-lo em diferentes problemas específicos ou como certos indivíduos compartilham interesses, valores e habilidades. O líder pode encorajar a formação de relações, as quais podem ajuda-lo a desempenhar melhor e, também, servir melhor à organização. Neste contexto, o líder pode querer que os liderados em seu grupo de trabalho desenvolvam relações com outros com conhecimento ou habilidades similares.

     O outro tipo de rede social envolve relações fora da organização do líder, que podem ser cruciais para o seu próprio desempenho quanto da organização. Este tipo de rede social é rotulada como rede inter-organizacional. Desenvolver conexões com outras organizações ou com líderes externos pode ajudar um líder compartilhar informações ou formar alianças. O líder deve também estar consciente de outras conexões das pessoas com importantes figuras fora da organização. Esta compreensão pode ser usada como uma importante e vantajosa aliada.

As redes sociais são importantes, mas apenas ter relações com outras importantes figuras não é suficiente. Os líderes devem entender também como suas redes sociais, bem como, outras redes sociais que os rodeiam são arranjadas.

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