Talentosos: os últimos a entrarem, os primeiros a saírem

Talentosos: os últimos a entrarem, os primeiros a saírem

          A ciência psicológica pode contribuir para as políticas públicas e para as práticas relacionadas ao desenvolvimento do talento específico a um dado domínio desde a infância até a manifestação adulta do talento. Esse processo de desenvolvimento do talento pode ser conceituado como tendo dois estágios ou, se quisermos, duas agendas inter-relacionadas. Primeiro é a identificação do talento, que visa, continuamente, a analisar os antecedentes da manifestação de um talento específico e os processos formais e informais pelos quais o talento é reconhecido e identificado. Isto significa que devemos ”caçar” talentosos em todas as arenas possíveis, tais como, na escola, nos clubes recreativos, nos campos de futebol, nas famílias, nas amizades, etc. Segundo é a promoção do talento, isto é, como a pessoa demonstrando talento é instruída, guiada, orientada e encorajada. Um processo muito frequentemente deixado ao acaso, nas mãos da sorte (se ela houver), envolvendo um esforço social dirigido e estratégico. Este processo também envolve reconhecer que domínios de talento têm diferentes trajetórias evolutivas e que transições de um estágio para outro são influenciadas pelo esforço, oportunidade e instruções de conteúdo, técnicas e habilidades sociais.

            Para alcançar plenamente essas duas agendas, é importante enfatizar os seguintes elementos-chave: 1º) as habilidades importam, particularmente as associadas com domínios específicos do talento (dança, música, teatro, matemática,, futebol, leitura, escrita etc). Elas são maleáveis e necessitam ser cultivadas; 2º) os domínios do talento têm trajetórias evolutivas que variam dentro de cada domínio em relação a quando elas iniciam-se, alcançam seu pico e terminam; 3º) em cada estágio do processo evolutivo do talento, oportunidades necessitam ser fornecidas pela comunidade, incluindo escolas, vizinhança, comunidade regional e local e a sociedade como um todo, e criar oportunidades para tal é dar vantagens, comprometendo o talento individual; 4º) variáveis psicossociais são fatores determinantes para o sucesso do desenvolvimento do talento e 5º) eminência, isto é, grandes realizações, as quais contribuem de maneira transcendente para fazer a vida social melhor e mais bela, é o resultado ambicionado para a educação voltada ao talento.

            Assim considerando, devemos destacar que no desenvolvimento do talento devem ser considerados os seguintes aspectos: a) habilidade é necessária para o talento, mas não suficiente para o desenvolvimento do talento especial; b) interesse em e comprometimento a um domínio são essenciais para tornar um talentoso realizador e, por fim, uma eminência bem-sucedida; c) talentoso realizador e eminência bem-sucedida também dependem do ensino e treinamento apropriados das habilidades psicossociais que incluem persistência e regularidade do esforço, assim o desenvolvimento do talento requer investimento substancial de dedicação e esforço; d) em cada domínio, a porcentagem de adultos eminentes é consideravelmente menor que a porcentagem de crianças com potencial talentoso; e) os períodos evolutivos em que o potencial e a eminência são reconhecidos diferem entre domínios do talento; f) as transições de talento para eminência dependem muito das habilidades psicossociais envolvidas. E, finalmente, g) a emergência de novos domínios criam oportunidades adicionais para manifestação e desenvolvimento do talento e eminência.

           A busca do talento deve ser incessante, mesmo quando carecem recursos financeiros para tal. Os talentos não devem ser na carência de recursos os últimos a entrarem e os primeiros a saírem. Afinal, o progresso da nação está em como educamos nossos talentosos.

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