Você agradeceu ao seu conjugue hoje?

Você agradeceu ao seu conjugue hoje?

          A Psicologia Positiva têm demonstrado que gratidão é importante para o bem-estar subjetivo. A gratidão tem sido associada ao bem-estar psicológico e físico dos indivíduos e, também, parece predizer satisfação com a vida muito melhor que traços de personalidade tradicionais. Ademais, gratidão tem o potencial de aumentar comportamentos pró-sociais e beneficiar a formação de relacionamentos interpessoais.

          Embasado nesta ideia, estudo recente examinou experiências individuais de gratidão envolvidas no casamento.  Em contraste com a definição de gratidão que supõe um individuo recebendo um benefício de um benfeitor caridoso, gratidão foi conceituada como uma experiência individual que ocorre quando a atenção de alguém é dirigida para coisas boas no conjugue ou no relacionamento.  O estudo determinou associações entre gratidão e satisfação nos relacionamentos em casais vivendo juntos por longo tempo, e se a felicidade conjugal relaciona-se diferentemente a dois tipos específicos de experiências de gratidão: gratidão sentida (isto é, a experiência individual de sentir-se agradecido) ou a gratidão expressada (isto é, a tendência de um indivíduo compartilhar sua gratidão expressando agradecimentos ao conjugue). 

          Os participantes foram casais que viviam juntos, em média, por mais de 20 anos. O estado de gratidão foi mensurado numa escala de oito itens designada para avaliar as experiências de gratidão sentida e expressada diariamente, O foco principal foi a gratidão de um indivíduo a seu parceiro ou conjugue. A gratidão sentida foi mensurada considerando os seguintes componentes: ser grato e receber gratidão do conjugue, e ser grato pelas coisas boas que são independentes do relacionamento. A gratidão expressada foi mensurada considerando os esforços de alguém em expressar apreciação ao conjugue, ou agradecimentos por engajar-se em comportamentos envolvidos em beneficiar a relação. Por sua vez, a gratidão global foi avaliada considerando todas as respostas.

          Os resultados indicaram que a gratidão sentida e a expressada relacionaram-se significativamente com satisfação conjugal. A gratidão não foi apenas relacionada à satisfação no relacionamento individual, mas também mostrou utilidade preditiva na felicidade conjugal. Ou seja, indivíduos que registraram sentimentos mais elevados de gratidão tiveram conjugues que eram mais felizes com seu casamento. Os dados sugerem que gratidão é associada com a satisfação no relacionamento entre casais que vivem juntos a longo tempo. A gratidão enriquece o casamento e ajuda a florir nossos relacionamentos conjugais. Lamento que não tenha agradecido com mais intensidade e freqüentemente minha falecida esposa pelos inúmeros bons momentos que compartilhamos juntos. Infelizmente a vida não tem replay. Muito obrigado por me lerem.

 

         

Compartilhar: