Cadernos temáticos

Cadernos temáticos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a série “Educação Ambiental e Comunicação em Unidades de Conservação”, formada por cinco cadernos temáticos sobre o assunto. Elaborada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a série foi lançada no VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), em Florianópolis.

Para acessar a versão digital das publicações, clique aqui: https://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/154-serie-ea-uc 
A diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, destacou a importância do tema para o fortalecimento dos mecanismos de participação social nos processos de criação, implantação e gestão das unidades de conservação. “A próxima etapa é o estabelecimento de parcerias para o uso do material em processos formativos continuados que contribuam com a superação dos desafios postos para a conservação da biodiversidade”, afirmou.

META DE AICHI - O lançamento dos cadernos é um exemplo do esforço brasileiro para alcançar a primeira Meta de Aichi, com a previsão de que, até 2020, a população brasileira tenha conhecimento dos valores da biodiversidade e das medidas que poderá tomar para conservá-la e usá-la de forma sustentável.
A série faz parte da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA) e tem o objetivo de fortalecer e estimular a implantação de programas e ações de educação ambiental e comunicação em áreas protegidas.
Os cadernos da ENCEA apresentam conceitos e experiências concretas de educação ambiental e comunicação em Unidades de Conservação, levantam temas para o debate e oferecem subsídios para reflexão, planejamento, realização, registro e avaliação de ações de EA e comunicação. Os conteúdos visam contribuir no enfrentamento dos desafios inerentes à gestão participativa das UCs a partir da articulação e participação dos atores sociais.

QUATRO ETAPAS - As publicações foram construídas em quatro etapas ao longo de um ano. Além do levantamento de experiências desenvolvidas nas unidades de conservação, foram realizadas oficinas com gestores e educadores para definir as diretrizes e abordagens metodológicas do material. Foram propostos, ainda, indicadores para acompanhamento, monitoramento e avaliação dos programas de educação ambiental realizados nas áreas protegidas.
A medida contribui para a implantação de ações relativas à Estratégia Nacional de Comunicação de Educação Ambiental (ENCEA). Trata-se de instrumento para orientar gestores e demais envolvidos com o planejamento e com a execução de medidas para a conscientização ambiental nas áreas protegidas e nos arredores. A expectativa é que o trabalho seja o pontapé para que as políticas propostas contemplem a diversidade das áreas destinadas à conservação ambiental e à ocupação por minorias étnicas.

(Por: Lucas Tolentino - Editor: Marco Moreira) 
Matéria do site https://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1264

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