Coronavírus e a popularização da ciência

Coronavírus e a popularização da ciência

Apesar do negacionismo de muitos, a ciência tem sido destaque, infelizmente, a um custo muito alto. Letalidade, quarentena, imunidade de rebanho, são algumas das várias terminologias científicas que tomaram conta dos noticiários e foram pauta no cotidiano da maioria das pessoas nos últimos meses. O mundo aguarda ansiosamente uma resposta da ciência: a vacina. E ela está chegando.

Um dos maiores desafios enfrentados acerca da ciência é a sua popularização, já que o conhecimento gerado nas instituições científicas costuma ficar restrito somente entre os estudiosos e pesquisadores, excluindo, assim, quem mais precisa dessas informações, a população.

Para Moreira (2006, p. 11), um dos aspectos da inclusão social é possibilitar que cada brasileiro tenha a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento. Desta forma, possibilita ao cidadão as condições de entender a sociedade em que vive. O fator escolaridade implica diretamente no entendimento e apropriação do conhecimento científico produzido nas universidades, uma vez que, segundo Mueller (2002), uma das maiores dificuldades reside na questão da transposição de conhecimento altamente especializado e de linguagem técnica de modo reducionista, ou seja, na forma como a ciência é escrita para a população. Divulgar a ciência é tratar da importância da popularização como mecanismo de disseminação da informação produzida nas instituições de ensino superior a partir de seu alcance social, educacional, cultural, político e econômico.

Saímos dos laboratórios, despimo-nos dos nossos egos para ganhar as ruas e aproximar a sociedade por meio da divulgação científica acessível em um contexto pandêmico devastador. Abrimos o coração ao mostrar como é laboroso fazer ciência, que ciência tem seu tempo, que precisa de recursos, que a sociedade é beneficiada por meio das contribuições científicas que visam, essencialmente, a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Compartilhar: