Desastres ambientais

Desastres ambientais

Várias são as possíveis causas de desastres ambientais, porém, em sua maioria a principal falha é a HUMANA! Sempre que coisas ruins acontecem - apontando aqui para fatos da natureza - nos perguntamos o porquê isso ocorre. Não temos respostas para todas as perguntas, mas, podemos refletir e minimizar os impactos que os horrores das tragédias causam a nós e ao meio ambiente como um todo. Remediar não abrandará a aflição, o que realmente deve ser feito é EVITAR, IMPEDIR que a natureza seja afetada e por consequências dos deslizes humanos não despeje lama em nossos sonhos e projetos. Aguardamos as reais apurações oficiais das causas do acidente, contudo fica a seguinte reflexão: Por que diante de evidências não são tomadas providências?

Tendo em vista o desastre ambiental ocorrido em Minas Gerais segue citações de uma pesquisa científica publicada em 2012. Artigo: Gomes, E. R. B. & Cavalcante, A. C. S. (2012). Desastres naturais: perdas e reações psicológicas de vítimas de enchente em Teresina-PI. Psicologia & Sociedade, 24(3), 720-728.

“Torlai (2010) conceitua desastre com base no estabelecido pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, vinculada à Organização Mundial de Saúde - OMS, que o define como um fenômeno natural ou causado pela ação humana, que produz um distúrbio massivo no sistema dos serviços de saúde, caracterizando tão grande e imediata ameaça à saúde pública que o país afetado necessite de assistência externa para enfrentar a situação.

Já a Defesa Civil, órgão responsável por estabelecer diretrizes, planos e programas prioritários para o desenvolvimento de ações de redução de desastres em todo o País, bem como a prestação de socorro e assistência às populações afetadas por desastres, considera na Política Nacional de Defesa Civil (2007) o fenômeno “resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre uma população vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais”. Acrescenta ainda que evitar e minimizar é dever de todo cidadão.

Dados da Organização das Nações Unidas - ONU (2012) afirmam que, só no ano de 2011, 206 milhões de pessoas foram afetadas por desastres naturais no mundo, e 29.782 pessoas morreram. No Brasil, essa realidade vem causando intensa preocupação. Estima-se que 5.000 pessoas perderam a vida em enchentes e deslizamentos de terra ocorridos no país, modificando o cenário brasileiro, que se considerava distante de catástrofes naturais.

Albuquerque (1997) defende que a vulnerabilidade da população brasileira a desastres é muito grande se comparada à vulnerabilidade em outros países, devido à acentuada diferença social existente. Diante de tal realidade que assola o mundo, profissionais de diversas áreas têm buscado estratégias de atuação para minimizar os danos causados por esses acontecimentos, produzindo e divulgando o conhecimento científico, principalmente através de pesquisas e publicação de artigos.”

Detalhes sobre a tragédia acesse: https://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/houve-negligencia-diz-mp-sobre-rompimento-de-barragens-em-mg.html 

 

Compartilhar: