Educação Ambiental e a Metafísica

Educação Ambiental e a Metafísica

Não há como fugir das decisões metafísicas, a menos que alguém escolha simplesmente vegetar. A palavra metafísica possui origem grega e significa: meta - depois de, além de e física/physis - natureza ou físico, e trata-se de um ramo da filosofia que se ocupa em estudar a essência do mundo. Sob o título de “A Metafísica” Aristóteles escreveu uma de suas principais obras e o primeiro grande trabalho com relação ao que vem a ser metafísica.

Este artigo é uma breve discussão sobre a importância de se trabalhar uma Educação Ambiental que seja crítica. Pensar em Educação Ambiental é refletir sobre as desigualdades sociais, as classes sociais e os conflitos de interesse.

A Educação Ambiental crítica questiona o modelo econômico e político. Questiona o incentivo consumista. Aponta os principais responsáveis pela degradação ambiental. O simples aumento da consciência não leva a diminuição da degradação – deve-se questionar, refletir, pensar, discutir!

Nietzsche em sua obra "A Gaia Ciência" no tópico intitulado "Nosso novo infinito" afirma: "O mundo para nós tornou-se novamente infinito no sentido de que não podemos negar a possibilidade de se prestar a uma infinidade de interpretações". Frase esta que Michel Foucault objeta: "Se a interpretação nunca se pode completar, é porque simplesmente não há nada a interpretar, pois no fundo, tudo já é interpretação".

 As crianças estão em grande necessidade da educação apropriada a fim de que possam ser de utilidade no mundo. Mas qualquer esforço que exalte a cultura intelectual acima do preparo moral está mal dirigido. Instruir, cultivar, polir e refinar os jovens e as crianças deve ser a principal preocupação tanto dos pais como dos professores (White, Conselhos sobre educação, 12).

 A verdadeira educação é a preparação dos poderes mental, moral e físico para a realização de cada dever, agradável ou não, é o treinamento de cada hábito e prática, de coração, mente e alma. A metafísica de Aristóteles visa mostrar que o “estar em movimento” possui mais importância do que o “ser imóvel” de Platão.

Questões metafísicas estão subentendidas nas aulas. Exemplo: a criação versus evolução; ensinar a criança versus ensinar o assunto. O maior valor da metafísica está em seu poder de gerar discussões inteligentes.

 A questão do meio ambiente é parte de um processo sócio/cultural que o ser humano aprendeu de maneira materialista. Se tivermos uma visão metafísica sobre o meio ambiente perceberemos que certas atitudes desencadeiam bloqueios não só na natureza como no ser humano.

Somos todos um, pois os reinos animal, vegetal e mineral formam um TODO no Universo. Se o Universo está em desequilíbrio nós também adoecemos.

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