Educar pelo exemplo

Educar pelo exemplo

Desdenhamos cada vez mais o exemplo da nobreza humana ao que se refere à ética e moral, levando nossa civilização aos frangalhos. Aprendemos mais pelos exemplos de nossos pais e professores do que por sábias descrições teorizadas em livros. Palavras ao vento – “faça o que eu digo, mas, não faça o que eu faço” – se perdem em sentido vago. O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender (Edmund Burke). Ao que complementa Edmund Burke, Albert Schweitzer reforça - “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”.

O ambiente familiar é onde as crianças se espelham e aprendem a falar, a se comportar e a conviver. O relacionamento entre pais e filhos é a essência do caráter a ser forjado nos filhos. Seja o exemplo para seu filho! Ele reflete seu comportamento e leva para fora de casa.

No berço do cristianismo, Antioquia (atual Turquia), os discípulos de Jesus Cristo, mesmo após sua morte e ressurreição, foram pela primeira vez chamados de “cristãos”. Fato este que alegrou os apóstolos por serem identificados semelhantes ao seu Salvador. A palavra cristão no grego significa “Pequenos Cristos” – referindo o cristão como “cópia” de Cristo. Perceba que a admiração precede a imitação! Nada é tão contagioso como o exemplo. A influência do exemplo penetra na alma. Tocamos em coisas, mas, deixamos sempre as impressões digitais, salienta Richard Baxter.

Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” reforça que necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa. Como modelos, precisamos cuidar de nossos comportamentos para que seja lapidado em nós e em nossos descendentes, valores!

Que as pessoas ouçam amor em suas palavras e o comprovem em sua conduta. De que adianta trajar-se de seda se seu caráter vai te despir? (Thayaneddy Alves).

 

Compartilhar: