Em tempos de “hashtag”, falta água

Em tempos de “hashtag”, falta água

 


O recurso mais fundamental para sobrevivência de todos vem minguando. O assunto é pauta na mídia e se destaca com relevância em discussões de grandes especialistas. FALTA ÁGUA! O recurso natural mais abundante do chamado “planeta água” está escasso. Que incongruência! 

Quem diria que em um mundo de avanços tecnológicos nos depararíamos com o estresse hídrico? Pois em pleno século XXI enfrentamos a escassez do precioso líquido. O avançado versus o básico. Em meio a Androids, Tablets, iPad, iPhones, surge uma preocupação com o básico.

Vamos nos conectar com questões de sobrevivência e desconectarmos um pouco do mundo virtual. A realidade que nos aflige é questão de vida e não mais qualidade de vida. Cabe aqui a educação ambiental e a inteligência...abrir a mente e fechar a torneira. Ou a pressão virá quando mexerem no nosso bolso? O que de fato já ocorre.

A água não só mata a sede, ela está presente em praticamente tudo, inclusive nas revistas que você costuma ler. Não vamos nos ater à números alarmantes. O fato é o que faremos e qual nossa perspectiva diante de tal situação. Não compete apenas ao governo resolver o problema, afinal, nós cidadãos necessitamos de água tanto quanto um governante precisa. O que compete à prefeitura que seja cobrado da prefeitura e o que cabe a nós é uma atitude econômica sensata.

Medidas cabíveis em outros países foram tomadas quando confrontados com semelhante situação. Em Nova York – EUA implantaram nos anos 90 um programa de proteção de mananciais, houve compra de terras e fecharam parcerias com fazendeiros para evitar contaminação. Em Zaragoza – Espanha aplicaram um amplo programa de conscientização, buscaram sanar vazamentos e houve incentivo ao uso de equipamentos mais eficientes.

Questões ambientais são de aspecto global, no entanto, reflete diretamente no meio em que vivemos. Diante disso, aplica-se o jargão “a união faz a força”. Esse fato nos leva a refletir sobre egoísmo. Vamos nos unir..governo + população para o bem comum e de todo um planeta. Basta um pingo de consciência e planejamento.

 Contribuir com o equilíbrio do planeta começa por mim e por você, por conseguinte, a natureza como um todo será beneficiada e nos retribuirá disponibilizando recursos naturais que devemos usufruir sabiamente. O problema nos atinge em cheio, e reflete no interesse de todos, mas, soa pra muitos uma alienação, como se fosse algo muito distante de nós.  

Não sejamos otimistas e nem pessimistas, o que é real é que se não quisermos que nossa necessidade básica e nosso dinheiro desçam por água abaixo a dica é um simples clichê: economize água! Afinal o que é prioridade? Em tempos de “hashtag” falta água! 

Compartilhar: