Quero voltar a enxergar

Quero voltar a enxergar

Este texto foi escrito em parceria com o Dr. Márcio Rogério Penha, Biólogo, do Departamento de Psicobiologia da FFCLRP-USP com quem tive a honra de dividir a sala de aula nos tempos da faculdade.

 

“O que está acontecendo?

O mundo está ao contrário e ninguém reparou (Relicário – Nando Reis)

 

Quero voltar a enxergar a tempo suficiente para constatar com meus próprios olhos aquilo que já algum tempo não tenho mais referências de credibilidade, pois, após o advento da internet, muitos dogmas e pragmatismos caíram por terra, todavia, outras crenças ressurgiram com tamanha força que me sinto enganado desde meu nascimento.

Desde 2012 sou deficiente visual, isto é, sou cego, mas, com baixa visão a partir de 1990, quando ainda conseguia visualizar o mundo como ele é, ou será como ele era?

Quero não, desejo voltar a enxergar.

Não precisa ser “para sempre” como nos contos de fadas onde no final “todos vivem felizes para sempre”, mas, por um pequeno e importante intervalo de tempo, bem ao estilo São Tomé.

Com uma vida acadêmica na USP tinha comigo que tudo que a ciência postula, até que se provem o contrário é meramente “achismo”, hipótese ou suposição. Todavia, as redes sociais têm me provado o contrário.

Assim, se “acham”, eu também quero “achar”.

Observem como somos direcionados como efeito manada a acreditar em tudo.

Até hoje tudo foi Fake News, vulgo mentira, por exemplo: Como o tal Galileu Galilei que me enganou até hoje com a teoria do heliocentrismo. Como uma pessoa do século XVI, com recursos mínimos e um telescópio primitivo poderia afirmar que os planetas giram em torno do Sol?

“Acho” que o antropocentrismo corresponde muito melhor com nossos interesses, pois, não é verdade que não conseguimos ver além do nosso próprio umbigo?

E a tal falácia do derretimento polar, aquecimento global, furo na camada de ozônio? Se eu não for até os polos norte e sul e verificar isso com meus próprios olhos, jamais terei a certeza, pois, “acho” que nem o urso polar existe, sendo uma criação da Coca-Cola para chamar a atenção das crianças no Natal.

A cidade em que vivo ainda continua quente como sempre foi, para dizer a verdade, ultimamente está mais quente ainda, não vejo mais as andorinhas em sua viagem migratória, as chuvas e o frio também diminuíram significativamente, “acho” que em razão do tal El niño.

Você consegue ver com seus próprios olhos os raios U.V.? O que conseguia ver eram apenas os raios solares de todas as manhãs.

Será mesmo que nasci da fusão dos gametas de meus pais ou a cegonha me trouxe envolvido em um tecido preso ao seu bico? Reza a lenda que nasci de um ambiente redondo, esférico, banhado de líquido e nutrido pela minha genitora.

Na escola aprendi que a forma mais simplista da geometria é o círculo. Aprendi também que os planetas são esféricos e arredondados, na forma de uma bola de futebol e que orbitam em torno do sol, que a lua da Terra é oriunda de uma colisão de um meteoro gigante, blá..blá..blá.

Gostaria de saber qual o benefício da mentira na formação de alunos do ensino fundamental em tais afirmações ao dizer que nosso planeta Terra é como uma bola de futebol, já que quando olhava para o horizonte conseguia visualizar o fim do planeta, mas, nunca tive coragem de chegar até lá, pois, o medo de cair nas bordas era muito maior que a curiosidade.

Os terraplanistas podem afirmar com teorias tudo isso a vocês.

Todas as situações acima mencionadas podem até necessitar de alguns recursos ou um pouco mais de estudo científico do qual preciso me esforçar bastante para acreditar.

Mas, essa história que a Amazônia está queimando e sendo desmatada e isso tudo pode ser observado, constatado em cálculos estatísticos de tal modo que a disponibilização é gratuita e popular através do site do IMPE, aí não!!!! Isso me mostra categoricamente que essa tal internet e as redes sociais ultrapassaram o limite até do big bang. Basta um voo panorâmico para você visualizar com os seus e não com os meus olhos que ela está lá, intacta! As fumaças observadas são sinais de socorro de índios perdidos e as partes desmatadas são respiradouros e entrada de luz solar até o solo. Nossa, agora me deu um frio na espinha.

Será que o tal do Big Bang também é uma...

Por isso que quero e preciso enxergar logo...logo...

Compartilhar: