Uma pitada de imunidade

Uma pitada de imunidade

Neste artigo da série “Imunidade”, apresentamos algumas evidências científicas sobre como potencializar nosso sistema imunológico com um elemento bastante popular – o açafrão ou cúrmuma.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” (frase dita por Hipócrates há mais de 2400 anos).

A ameaça pandêmica trouxe a tona uma discussão ainda remanescente no meio acadêmico – a importância do sistema imunológico! A Covid-19 é uma ameaça significativa para a vida humana em todo o mundo. Como ainda não existe cura para a doença, todas as terapêuticas potenciais, intervenções de mitigação e estratégias de prevenção que possam reduzir a incidência ou gravidade da infecção, são de vital importância. Terapias anti-inflamatórias, abordagem do estado nutricional, ingestão de nutrientes e alimentos podem exercer efeitos anti-inflamatórios, imunomoduladores, antitrombóticas e antioxidantes, que podem prevenir ou atenuar as manifestações inflamatórias e vasculares associadas à Covid-19.

A curcumina é um fitoquímico proveniente do açafrão e desempenha um papel benéfico em relação às doenças inflamatórias, cardiovasculares, pulmonares, metabólicas e algumas neoplasias. Além disso, apresenta atividade antiviral contra o vírus da estomatite vesicular, vírus parainfluenza do tipo 3, vírus herpes simples e vírus sincicial respiratório. A ação antiviral deve-se à interação entre a curcumina e as proteínas DNA polimerase, tireodoxina redutase, proteína quinase, tubulina e lipoxigenase. Somado a isso, a curcumina modula a cascata de sinalização intracelular e modifica a superfície proteica interferindo na replicação e entrada do vírus no hospedeiro por meio de interações eletrostáticas com a membrana celular. Estudo in vitro mostrou que a curcumina possui potencial inibidor para os receptores ACE2 impedindo a entrada do vírus SARS-CoV-2 nas nossas células.

Segundo Kalirajan Rajagopal e colaboradores no artigo “Activity of phytochemical constituents of Curcuma longa (turmeric) and Andrographis paniculata against coronavirus (COVID-19): an in silico approach” publicado em 2020 na Future Journal of Pharmaceutical Sciences; os constituintes químicos da cúrcuma, como ciclocurcumina e curcumina, se ligam significativamente ao sítio ativo da protease principal do SARS-CoV-2 quando comparada com as drogas atualmente usadas como: hidroxicloroquina e nelfinavir. Quando comparada ao remdesivir, a ciclocurcumina do açafrão é significativamente mais ativa.

O uso de plantas com fins medicinais é considerado uma das primeiras formas de cuidado da saúde usada pela espécie humana e está relacionada aos primórdios da medicina (CARVALHO; SILVEIRA, 2010). Pizziolo et al. (2011) justificam o crescimento da fitoterapia como modalidade de tratamento, principalmente, em função do alto custo dos medicamentos industrializados.

Dias e colaboradores concluem que a implementação de cuidados nutricionais imediatos e adequados no manejo da doença COVID-19 é um desafio devido às atuais dramáticas circunstâncias de emergência. No entanto, todos os esforços devem ser feitos para tentar garantir suporte nutricional adequado aos pacientes hospitalizados, pois pode ser potencialmente benéfico para os resultados clínicos e eficaz na redução ou prevenção das consequências deletérias da desnutrição nessa população de pacientes. De fato, padrões alimentares saudáveis e seus efeitos benéficos contra a infecção requerem muito mais pesquisa. É de vital importância manter uma alimentação e ingestão de nutrientes aliado a um estilo de vida saudável.

 

Referências:

- REJAGOPAL, K.; VARAKUMAR, P.; BALIWADA A. and BYRAN, G. Activity of phytochemical constituents of Curcuma longa (turmeric) and Andrographis paniculata against coronavirus (COVID-19): an in sílico approach. Future Journal of Pharmaceutical Sciences. 2020.

- DIAS, M. J. L.; CHINI, M. C.; CARDOSO, T. F,; ORRICO, S. R. P. e PEREIRA, B. L. B. Covid-19 e Nutrição. ULAKES Journal of Medicine. 2020.

- JUNIOR-SOUZA, J. R. et al. Covid-19 e a promoção da saúde em tempo de pandemia. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2020.

- GRASSO, E. C.; AOYAMA, E. M.; FURLAN, M. R. Ação antiinflamatória de Curcuma longa L. (zingiberaceae). Revista Eletrônica Thesis. 2017.

Compartilhar: