Banho do bebê

Banho do bebê

fotoBanho

Desde o primeiro dia de vida, o bebê saudável pode desfrutar do banho, que é um momento não só para higienizar, mas também para oferecer relaxamento ao pequeno. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados:

- Tenha sempre tudo à mão. Nunca deixe o seu bebê na banheira sem seu acompanhamento. Para isso, não se esqueça de levar tudo o que precisará para o banheiro, antes do banho.

- Cuidado com a maneira como segura seu bebê na banheira! Sustente de forma adequada seu bebê durante o banho, para que este momento seja de conforto e prazer.  Para higienizar na frente, passe seu braço por detrás das costas do bebê, e abrace com os dedos (polegar e indicador) o bracinho oposto do bebê na altura da axila. Para lavar as costas, vire o bebê, passe o braço pelo tórax dele e mantenha o bracinho do bebê seguro da mesma maneira, entre seus dedos. Desta forma, você e seu bebê se sentirão seguros para desfrutar de um banho mais tranquilo.

- O único produto indicado para a higiene do bebê, nos primeiros meses de vida, é o sabonete neutro, de preferência glicerinado. Não use perfumes, talcos ou loções porque podem causar alergia. E nos dias mais quentes, quando o bebê receber mais de um banho, não use o sabonete por mais de uma vez, para evitar o ressecamento da pele.

 - Antes de colocar o bebê na banheira verifique a temperatura da água, devido ao risco de queimadura.  O ideal é que esteja entre 36 e 37°. O método mais recomendado é a utilização de um termômetro específico associado à verificação manual, a colocação do braço na banheira, até a altura do cotovelo. Não coloque apenas a mão, a pele do antebraço é mais sensível.

 - Higienização. Antes mesmo de iniciar o banho, limpe a região genital do bebê para que não haja contaminação na água. Ao colocá-lo na banheira comece a limpeza pelo rosto, com cuidado para que não caia sabão nos olhos. Em seguida, lave o resto do corpo, deixando por último a área genital. E atenção: lave sempre no sentido dos genitais para o ânus, para evitar contaminações. No caso das meninas, a limpeza deve ser detalhada, procurando não apenas retirar o excesso de pomada bem como qualquer secreção. Nos meninos, o pênis deve ser lavado, mas se deve evitar qualquer tipo de manobra para descida forçada da pele que o recobre por causa do risco de trauma.

Compartilhar: