Blog Diário do bebê: novidades para você

Blog Diário do bebê: novidades para você

Tema: Sono do bebê recém-nascido

bebeSono

“Estou grávida de 36 semanas de gostaria de saber o que fazer para que meu bebê recém-nascido durma a noite toda. Pois, eu adoro dormir, e não gostaria de acordar para dar de mamar."  C. 26 anos, grávida do primeiro filho, J..

Sinto muito desaponta-la C., mas bebês não são projetados para dormir a noite inteira nos primeiros meses de vida. Exigir isto de um recém-nascido é querer muito de um ser tão imaturo neurologicamente. Para seu bebê, e para todos os bebês de zero a três meses não há diferença entre o dia e a noite. Os ciclos de vigília-sono são curtos, ao redor de 2 horas, e vão aumentando conforme seu bebê vai crescendo. Na grande maioria dos casos, os bebês só dormem “quase a noite inteira” após o 3° mês de vida, fase que seu cérebro já está mais amadurecido, e é capaz de produzir maior quantidade de melatonina, hormônio que regula o sono.

Antes dos seis meses de idade, deixar o bebê chorar até dormir, ou realizar outro tipo de adestramento do sono (ensinado em vários livros de moda) não é prática recomendada pelos pesquisadores do sono internacionais*. Pois, os primeiros meses de vida do bebê são de amadurecimento neurológico. E, negligenciar a atenção ou o cuidado noturno não favorece em nada o bem estar de seu bebê, nem acelera o amadurecimento cerebral. Cria no bebê maior insegurança e desamparo emocional.

Sei, por experiência própria, que não são fáceis os primeiros três meses do pós-parto. Por isto, você deverá procurar acompanhar religiosamente o ritmo de sono-vigília do seu bebê: durma SEMPRE que seu bebê dormir, de dia ou de noite. Esta é a melhor maneira de aguentar o batidão!

*Fonte: Human Lactation Center- Universidade California- Davis: Secrets of baby Behaviour.

 

Com carinho,

Dra. Lu

 

Para participar e enviar suas dúvidas:

E-mail: [email protected]

www.facebook.com/InstitutoAninhare

 

Compartilhar: