Blog Diário do bebê: novidades para você

Blog Diário do bebê: novidades para você

Tema: Minuto de Ouro do bebê

“Ouvi dizer que o primeiro minuto de vida do bebê é muito importante. Por quê?” (K. 30 anos)

Os primeiros 60 segundos de vida do bebê são fundamentais, pois fazem toda a diferença na qualidade de vida do novo ser humano. Tanto é, que a sociedade Brasileira de Pediatria lançou uma campanha em outubro de 2013 para alertar a população neste sentido: “Alerta: Minuto de Ouro”.

bebeMinuto

É fundamental para o bebê respirar bem ao nascer. No entanto, o que pouca gente sabe é que, para isso, um em cada dez recém-nascidos precisa de ajuda, que deve ser rápida e realizada no primeiro minuto de vida, por profissional qualificado. No Brasil cerca de 300 mil recém-nascidos por ano necessitam ser auxiliados para que o pulmão se encha de ar e para que o coração e toda a circulação sanguínea, inclusive a que se dirige ao cérebro, se adaptem a funcionar bem sem a placenta, fazendo a transição do útero para o mundo com qualidade. Dentre os prematuros, calcula-se que sejam seis em cada dez.

Na gravidez, por vezes, é possível saber que há possibilidade de problemas. Mas há cerca de 10% dos casos em que tudo transcorreu bem e, mesmo assim, a dificuldade se manifesta na hora do nascimento. Não há como prever!

Por isto, as famílias devem estar conscientes deste risco, e lutar para que seu bebê receba o devido atendimento neste minuto tão importante de sua vida. Não é frescura, é segurança. Os cuidados oferecidos na sala de parto podem ser a diferença em uma criança saudável e uma criança com déficit de atenção ou paralisia cerebral, por falta de oxigenação adequada.

As gestantes devem se informar sobre este aspecto. Na maternidade pública ou privada, de sua referência, há um profissional especializado para recepcionar seu bebê? Seu plano oferece a possibilidade de escolher um profissional ou você terá que ser acompanhada pelo plantonista? É direito que todo bebê seja assistido na sala de parto, ao nascer. Todas as famílias devem lutar por isto!

Obs: Se houver possibilidade de escolha, planos de saúde ou atendimento particular, prefira sempre um pediatra com especialização em neonatologista ou um pediatra com certificado atualizado de reanimação neonatal pela SBP.

 

Com carinho,

Dra. Lu

 

Para participar e enviar suas dúvidas:

E-mail: [email protected]

www.facebook.com/InstitutoAninhare

Compartilhar: