Blog Diário do bebê: novidades para você

Blog Diário do bebê: novidades para você

Tema: Novidades do Teste do Pezinho

 fotoPezinho

“Minha irmã teve bebê, e o médico recomendou que a levássemos para fazer o teste do pezinho. Quando a acompanhei no exame, a enfermeira comentou que o teste do pezinho foi ampliado. O que isto significa?” ( L. 28 anos)

O Teste do pezinho é um exame de triagem neonatal, ou seja, um procedimento onde coletamos algumas gotas de sangue do bebê (normalmente perfurando o calcanhar do bebê, coitado!) para realização de exames, com o objetivo de detectar precocemente a presença de doenças.

Este exame é muito importante, pois apesar das doenças pesquisadas serem raras, elas são de difícil percepção na avaliação clínica. E, se não diagnosticadas a tempo, podem deixar graves sequelas, podendo até levar o bebê à morte.

Quando a enfermeira se referiu à ampliação do exame, ela estava se referindo que a partir de novembro 2013 o teste de triagem neonatal realizado no Estado de São Paulo realiza a pesquisa para mais doenças, ou seja, incluiu a avaliação para hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.  

O teste do pezinho oferecido pelo SUS passa agora a detectar, tratar e acompanhar as seguintes patologias: Fibrose cística, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Existem testes mais ampliados, oferecidos por diversos convênios e laboratórios privados. Alguns deles que detectam mais de 100 patologias. Contudo, quase nenhum plano de saúde ou seguro de saúde, oferece o tratamento e o acompanhamento multidisciplinar oferecido gratuitamente pelo SUS, quando da confirmação da presença de alguma patologia.

Fonte: https://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/agenda/2013/fase_4_protocolo_da_triagem_neonatal_06_11_13.pdf

 

Com carinho,

Dra. Lu

 

Para participar e enviar suas dúvidas:

E-mail: [email protected]

www.facebook.com/InstitutoAninhare

Compartilhar: